BUSCAR
BUSCAR
Jogos Pan-Americanos
Pan 2023: Brasil garante medalha de ouro com final 100% nacional no judô
O Brasil já tem ouro garantido na categoria
Folhapress
29/10/2023 | 13:35

O Brasil já tem medalha de ouro garantida no judô do Pan 2023 neste domingo 29. Gabriel Falcão e Daniel Cargnin se enfrentam na decisão da categoria até 73kg. Além disso, Guilherme Schmidt também disputará final (até 81kg). O país ainda terá a oportunidade de adicionar mais três bronzes ao seu quadro de medalhas.

Gabriel Falcão foi o primeiro brasileiro a se garantir na decisão. O brasileiro nem precisou entrar no tatame nas oitavas após desistência do rival. Nas quartas, venceu o mexicano Gilberto Martínez com wazari no golden score. A semifinal foi decidida por falta de combatividade. O dominicano Antonio Scheidig levou três punições, o que colocou Falcão na final.

Daniel Cargnin confirmou o duelo com Falcão posteriormente. O medalhista olímpico passou sem grandes dificuldades nas oitavas e quartas de final, mas sofreu na semi. O brasileiro aparentou sentir dores no tornozelo em combate longo contra Andrés Miranda, mas resistiu. O colombiano sofreu três shidos e foi derrotado após mais de 10 minutos de luta.
Guilherme Schmidt também entrará no tatame mais tarde em luta valendo medalha de ouro. O brasileiro passou por semifinal complicada contra Medickson Cortorreal, aplicando ippon no golden score. A decisão será contra o chileno Jorge Alvarez.

O Brasil pode ter duas medalhas bronze na categoria até 70kg feminina. Aléxia Castilhos e Luana Carvalho caíram nas quartas de final e venceram suas lutas de repescagem por ippon. Ketleyn Quadros foi eliminada na semifinal da categoria até 63kg. Após vitória nas quartas de final por falta de combatividade da adversária, a brasileira sofreu ippon da canadense Isabelle Harris. A veterana de 36 anos de idade ainda terá a chance de conquistar medalha de bronze.

A rodada de decisões do judô será ainda neste domingo. A final brasileira entre Gabriel Falcão e Daniel Cargnin está marcada para acontecer às 15h25.

Brasileiros classificados à final:
Gabriel Falcão (até 73kg)
Daniel Cargnin (até 73kg)
Guilherme Schmidt (até 81kg)

Brasileiras que disputarão o bronze:
Aléxia Castilhos (até 70kg) – via repescagem
Luana Carvalho (até 70kg) – via repescagem
Ketleyn Quadros (até 63kg) – eliminada na semifinal

Prefeitura de Mossoró envia à Câmara nota sobre projeto técnico e permuta para novo estádio
Município abre uma consulta pública para que a população opine sobre as características do novo estádio
18/04/2024 às 10:13
Sorteio define confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil; América pega Corinthians
Palmeiras tem pela frente adversário paulista, enquanto São Paulo e Corinthians jogam no norte e nordeste; etapa terá quatro jogos de Série A, incluindo clássico gaúcho
18/04/2024 às 08:52
Flamengo leva susto no fim, mas vence São Paulo e lidera Brasileirão
Derrota coloca ainda mais pressão sobre Thiago Carpini no SP
18/04/2024 às 08:42
Natal vai ganhar primeira rampa de surfskate pública do Brasil em formato de onda
O prefeito de Natal a ordem de serviço, nesta terça 17, para construção de uma wave ramp em Ponta Negra
17/04/2024 às 15:58
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.