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Paz
Banhos desintoxicantes ajudam a aliviar tensões e estresse; veja receita
Água quente com ervas frescas ou óleos essenciais proporcionam momentos de puro conforto e bem-estar, além de equilíbrio físico, emocional e mental
Redação
15/09/2020 | 15:25

O banho, naturalmente, proporciona frescor, leveza e bem-estar físico e mental. As versões mais indicadas por especialistas no alívio das tensões provocadas pelo excesso de atividades do cotidiano são as desintoxicantes e relaxantes, que podem ser realizadas em casa afim de aliviar tensões e estresse.

Preparado à base de água quente (aquecida em temperatura adequada ao corpo), ervas medicinais ou óleos essenciais, o ritual terapêutico ameniza sintomas, a exemplo do estresse, cansaço, ansiedade e dores musculares. Entre os benefícios de bem-estar físico, emocional e mental, está uma tranquila noite de sono.

É possível transformar um banho comum em um momento de conforto?

Uma das dicas para transformar o banho diário comum em um momento especial de conforto e bem-estar é optar pela versão desintoxicante, recomendada pela massoterapeuta Carol Minerrara. Ela favorece a dissolução e expulsão das substâncias tóxicas presentes no corpo. Preparada a partir da combinação erva-doce e camomila, imersas em água quente, a mistura age na redução da febre intestinal e na ativação do metabolismo.

“Além de aliviar o cansaço, a tensão e o estresse, a junção proporciona estado de relaxamento profundo”, complementa a massoterapeuta Carol Minerrara.

Receita Banho natural (cura) com ervas

Ingredientes

250g de erva-doce

100g de camomila

5 litros de água

Modo de preparo

Ferva 250 g de erva-doce e 100g de camomila, em 5 litros de água.

Coloque o líquido em uma banheira ou bacia grande na qual possa sentar.

Adicione água até a altura da cintura pélvica.

Acomode-se por 15 minutos em um ambiente tranquilo e com meia luz.

Fonte: Carol Minerrara – Massoterapeuta

Receita II – óleos essenciais 

Ingredientes

10g de essência do óleo preferido – na ducha
30g de essência do óleo preferido – banheira
Sais de banho a gosto
Espuma de banho a gosto

Modo de preparo

Junte as 30 gotas de óleo essencial aos sais e espuma de banho a água quente na banheira. Acomode-se relaxadamente e descanse por no mínimo 15 minutos. Caso seja numa bacia grande, faça o mesmo procedimento com água quente e com apenas 3 gotas de óleo essência.
Fonte: Lilia Alves – Massoterapeuta

Quais os benefícios dos óleos essenciais?

Outras sugestões de banhos benéficos ao relaxamento do corpo e da mente são os preparados com gotinhas de óleos essenciais, contendo ativos relaxantes, estimulantes e energizantes. A massoterapeuta Lília Alves recomenda, entre os mais procurados, os de lavanda, alecrim e tangerina. “Para além da reposição energética, os óleos deixam a pele macia e hidratada”, destaca a profissional.

Na aromaterapia, o óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados nos banhos relaxantes, pois o produto ajuda a acalmar os nervos e relaxar os músculos. A lavanda também funciona como antidepressivo e melhora a qualidade do sono.

Já o alecrim apresenta propriedades analgésicas, capaz de aliviar câimbras, dores musculares e nas articulações. Essa versão estimula a circulação e elimina toxinas do organismo, enquanto o óleo de tangerina tem ação calmante. Ameniza sintomas emocionais, a exemplo de ansiedade, medo, depressão, tristeza ou esgotamento físico e mental.

Qual o ambiente mais adequado para realizar os banhos recomendados?

Seja na banheira ou no chuveiro, na hora do banho é fundamental criar um ambiente favorável, propício ao relaxamento. Substitua as luzes comuns por velas com aroma que remetam a boas lembranças ou proporcionem momentos prazerosos. 

Selecione músicas suaves, de preferência instrumental. “Inicie o ritual sem pressa, reserve esse tempo, exclusivamente, para cuidar da saúde e do bem-estar, por meio do equilíbrio do corpo e da mente, esqueça o resto”, aconselha Lília Alves.

Qual a importância de meditar?

Às vezes, com tanto estresse e agitação no dia a dia, queremos apenas chegar em casa, fechar os olhos e desligar completamente de tudo lá fora. Isso pode ser alcançado com a meditação. Feita da maneira correta ela traz diversos benefícios, como cita a professora de Yoga Lya Torres.

“A meditação reduz o estresse e a ansiedade fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhora a memória, a autoestima e aumenta a capacidade de concentração”, diz.

*Com informações do Diário do Nordeste

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