BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
Banco Central autoriza pagamentos pelo WhatsApp
Aplicativo de mensagens fica apto para incorporar funções de pagamento, depósito e transferência de dinheiro pela internet
Exame
30/03/2021 | 18:59

O Banco Central concedeu nesta terça-feira, 30, a autorização para a realização de pagamentos pelo WhatsApp. A medida vem através de arranjos de pagamento instituídos pelas empresas Visa e Mastercard. Com isso, o aplicativo de mensagens fica apto para incorporar funções como transferência e depósito de dinheiro.

Em nota, o Banco Central informou que a expectativa é de que “as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

O Banco Central deixou claro que as autorizações concedidas nesta terça não incluem arranjos vinculados ao Facebook Pay, que ainda seguem em análise pelo órgão.

A aprovação era esperada. Principalmente após uma afirmação de Roberto Campos Neto, presidente do BC, em evento realizado nesta terça. “Vejo um casamento entre a mídia social e o mundo de finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade.”

A funcionalidade é um desejo antigo de usuários do aplicativo – e principalmente do Facebook, empresa que comanda a plataforma de mensagens. Em junho do ano passado, o BC suspendeu um teste que o Facebook havia começado a realizar no Brasil para que usuários avaliassem o recurso. A alegação era de que seria necessário verificar os riscos da nova tecnologia.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.