Um impulso no potencial turístico e econômico do estado é a principal expectativa para o verão do Rio Grande do Norte após o aumento de voos pelo aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O município espera vantagens para o local com o movimento que pode atrair visitantes para os locais históricos da cidade, como o Monumento dos Mártires de Uruaçu e o Galo Branco de Dona Neném, afirmou a Prefeitura de São Gonçalo por meio da assessoria.
“Este movimento também injetará vitalidade na economia local. Através dessas visitas, a cidade se posiciona para receber um influxo de turistas, gerando um impacto positivo nas atividades comerciais e no setor de serviços”, disse a assessoria da Prefeitura em entrevista para o AGORA RN.
Com a transição da administração do aeroporto para a Zurich Airports, a gestão do município diz esperar uma nova fase de crescimento e de desenvolvimento em São Gonçalo. A prefeitura elogia a empresa e define como crucial o compromisso da nova administração com a promessa de que seja dado um impulso no turismo em todo o Estado.
A prefeitura afirmou, em nota, que não há pontos negativos associados ao aeroporto. “Ao contrário, São Gonçalo do Amarante se vê diante de uma série de oportunidades que podem ser aproveitadas para impulsionar o seu crescimento econômico, promover o turismo local e criar um ambiente propício para o florescimento de diversos setores”, divulgou.
A cidade tem planejado medidas para incentivar um maior desenvolvimento econômico a partir do aumento de voos pelo aeroporto, entre elas está a construção da Ponte dos Santos Mártires planejada pela prefeitura. Atualmente, a obra está em fase inicial.
Uma outra medida vista pela Prefeitura como uma estratégia organizada pela gestão municipal de São Gonçalo, em conjunto com os Correios, é o estabelecimento do primeiro centro de distribuição internacional do RN. O “hub” que será instalado no Aeroporto de Natal também é o primeiro na região Nordeste.
Aumento de voos pelo aeroporto serão para destinos nacionais e internacionais
O aumento nos voos no aeroporto Internacional Aluízio Alves será especialmente para a alta temporada no Rio Grande do Norte, entre os meses de dezembro e janeiro. Os locais que terão novas rotas de voo serão Bauru (SP), Cascavel (PR), Brasília (DF) e Presidente Prudente (SP).
Já Congonhas e Uberlândia (MG) e São José do Rio Preto e Campinas (SP) são destinos que terão aumento de frequência de viagens de avião, bem como Recife (PB), Confins (MG), Guarulhos
(SP), Salvador (BA) e o bairro do Galeão (RJ). O Aeroporto de Natal também realizará mais voos para Buenos Aires, na Argentina, durante a alta temporada, além dos voos diários para Lisboa, em Portugal.
Com o incremento nas viagens de aeronaves, o Governo do Estado espera que os novos voos gerem um impacto positivo no mercado local, estimulando o interesse turístico em todo o estado e consequentemente contribuindo para o aumento da renda da população potiguar.
Esse interesse turístico está previsto para acontecer já em novembro deste ano e até janeiro de 2024. Os dados são de um levantamento realizado pelo setor de inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), em que foi possível monitorar um aumento do fluxo de aviões previsto para o aeroporto de Natal entre esses meses.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), Jaime Calado, confirmou que a intensidade da atividade turística significa um impulso na economia do estado. Ele descreve o movimento como uma circulação de riqueza, especialmente para hotéis, pousadas e restaurantes potiguares.
As pessoas que vêm ao Rio Grande do Norte e voltam com índice de satisfação altíssimo e isso, de alguma forma, fideliza essas pessoas”, disse. Calado caracterizou o período atual do RN como uma “ressaca muito forte depois da pandemia”, mas argumentou que o governo estadual deu os melhores incentivos para o turismo.
“O governo de Fátima Bezerra foi corajoso nesse sentido. O governo sabe da importância do turismo na geração de emprego e renda em toda a nossa economia, que atinge mais de 50 atividades econômicas. Os índices de ocupação dos hotéis são cada vez melhores”, completou.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH), Abdon Gosson também tem altas expectativas para a alta temporada. Ao relembrar o último verão no estado, ele conta que espera um crescimento mínimo de pelo menos 10% para o turismo do RN.
Para ele, esse crescimento no estado deve ser contínuo, mas já em novembro consegue visualizar o incremento de vendas no setor de hotelaria. “A partir de novembro, dezembro, já vem sendo feitas as reservas e as vendas com antecedência. Porém, é a partir de novembro que a gente realmente vai sentir um incremento significativo nas vendas para o verão, que a gente considera o mês de janeiro”, afirmou.