Com o objetivo de promover práticas esportivas para a comunidade acadêmica, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) oferece aulas gratuitas de Jiu-jitsu. Os encontros acontecem nas quartas e quintas-feiras, das 11h às 12h, na sala de esportes da Instituição. Para os que desejam participar das atividades, as inscrições são realizadas pelo QR CODE presente no banner de divulgação.
As aulas são destinadas ao público interno do Ceres, sendo para estudantes, professores, servidores e terceirizados que se interessam pela prática esportiva. Os encontros são ministrados pelo instrutor Fillipe Azevedo, professor do Departamento de Direito do Ceres (DIR), sob supervisão do professor Matheus Gadelha (faixa preta), colaborador externo do projeto.
Aulas de jiu-jitsu serão no Campus do Ceres, em Caicó
Fillipe Azevedo se considera um grande adepto da arte marcial. Segundo ele, as aulas já aconteciam no campus de Caicó, com a colaboração de um professor externo da Instituição, no entanto, por incompatibilidade de horários, os encontros deixaram de ser realizados.
“Como eu já participava da atividade e considerando minha certificação de instrutor, recebi o convite da direção do Ceres para assumir as turmas”, afirma o docente.
Para o instrutor, o Jiu-jitsu é, antes de qualquer coisa, uma arte marcial que promove defesa pessoal. “Aprender a defender-se em cima de valores de não-agressão é muito positivo para qualquer pessoa. Entretanto, acredito que o maior ganho é o estilo de vida de cuidado com o corpo, saúde física e mental e resiliência, características muito desenvolvidas na prática do Jiu-jitsu”, ressalta Fillipe Azevedo.
Ainda de acordo com o professor, com a realização das aulas, é esperada a integração da comunidade acadêmica, expandido o senso de pertencimento de todos para com a Universidade, além de que a prática do Jiu-jitsu contribua para a promoção de benefícios à saúde e à qualidade de vida.