O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi representado por dois estudantes do Campus Natal-Central na 18ª edição da Gymnasiade, realizada em Manama, capital do Bahrein, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2024. Gustavo Ribeiro, aluno do primeiro ano de Administração, competiu na natação, enquanto Luiz Pennafort, do terceiro ano de Mecânica, participou da corrida de orientação.
Considerada a maior e mais importante competição para estudantes-atletas de ensino médio no mundo, a Gymnasiade 2024 reuniu cerca de cinco mil jovens de 80 países em 26 modalidades. O Brasil esteve representado por uma delegação de aproximadamente 500 participantes, de acordo com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
A Gymnasiade, evento anual da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), ocorre alternadamente entre as categorias sub-18 e sub-15. Além da oportunidade de competir ao lado de atletas de diferentes nações, a participação dos estudantes do IFRN na competição representa um marco no incentivo ao esporte educacional e na promoção da integração cultural.
Natação. Na natação, o estudante Gustavo Ribeiro, de 16 anos, brilhou ao conquistar a medalha de ouro nos 50 metros costas. Competindo internacionalmente pela primeira vez, o jovem, que é cego e começou a nadar em alto rendimento há quatro anos, também obteve o quarto lugar nos 50 metros peito e o sétimo nos 200 metros livre.
Gustavo enfrentou nove adversários na final dos 50 metros costas e compartilhou o pódio com competidores da Arábia Saudita e Taiwan. Emocionado com a vitória, o atleta destacou que a medalha de ouro foi resultado de muito esforço e treinos diários, descrevendo a sensação de estar no pódio, vestindo a camisa da seleção e segurando a bandeira brasileira, como algo “indescritível”.
“O IFRN é uma escola que tem um grande investimento no esporte e oferece aos estudantes-atletas a oportunidade de participar de uma competição tão importante como essa. Tive todo o apoio da instituição, por isso fico muito feliz em trazer essa medalha para o Instituto”, disse Gustavo.
Corrida de orientação. O estudante Luiz Pennafort, de 18 anos, foi destaque na modalidade de corrida de orientação. Originada na Suécia, em 1912, e introduzida no Brasil nos anos 1970, a corrida de orientação desafia os participantes a passar por pontos de controle em menor tempo possível, utilizando mapa e bússola. Luiz, que já havia competido em um mundial anterior, conquistou o quarto lugar individual, tornando-se o melhor brasileiro da equipe, e ajudou o time a garantir o segundo lugar na categoria masculina.
“A experiência foi ótima. Pude reviver meu segundo mundial, desta vez em melhores condições físicas e psicológicas, com mais experiência. A participação na competição foi enriquecedora, tive a oportunidade de conhecer uma nova cultura e fazer amizades com pessoas de várias partes do mundo. O IFRN foi fundamental, oferecendo apoio para meus treinos físicos e incentivando meu envolvimento com o esporte desde que ingressei na instituição”, ressaltou Luiz.
As conquistas de Luiz e Gustavo são reflexo do compromisso do IFRN com o desenvolvimento integral de seus estudantes. A instituição investe em programas e infraestrutura voltados para o esporte, proporcionando a alunas e alunos oportunidades que vão além da sala de aula.
“O esporte tem o poder de promover inclusão e transformação, e isso fica ainda mais evidente com as conquistas dos nossos estudantes. Gustavo, na natação, e Luiz, na corrida de orientação, são exemplos de determinação e talento que nos enchem de orgulho. No IFRN, apoiamos esses jovens para que possam crescer tanto no esporte quanto nos estudos, porque acreditamos que essa vivência é fundamental para a formação deles. É muito gratificante ver nossos estudantes indo tão longe e levando o nome do Instituto com tanto brilho”, celebrou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.