BUSCAR
BUSCAR
Arte
Artista natalense ilustra frases de busão em exposição virtual
Exposição segue até o dia 11 de dezembro no site do Sesc RN. Ao Agora RN, Thayná revelou como foi o processo de criação das ilustrações
Redação
10/11/2020 | 06:30

Inspirada pelas próprias andanças por Natal, a artista visual Thayná Almeida criou um trabalho especial: “Frases de Busão” é uma exposição composta por ilustrações baseadas em escritos encontrados nos ônibus que circulam pela capital potiguar. Esses dizeres possuem grande carga poética e, percebendo isso, a jovem deu vida à eles com aquarelas em retratos das curvas femininas – curvas essas que assumem um lugar de empoderamento.

A exposição online segue na galeria virtual do Sesc RN até o dia 11 de dezembro. A partir de nove frases escolhidas por Thayná, foram criadas nove ilustrações que se utilizam de cores fortes, cabelos esvoaçantes e silhuetas diversas para expressar a ternura que pode existir por trás de cada palavra, de cada corpo e de cada movimento.

“Frases de Busão” busca não só retratar as palavras como também aliá-las à beleza feminina que aparece pura e sem padrões. Além disso, leva o público a enxergar e refletir sobre a poesia que surge em lugares inusitados, que muitas vezes se perde no cotidiano, mas que move-se pela cidade. Assim, as obras da artista natalense são delicadas e, ao mesmo tempo, representativas.

Agora RN conversou com Thayná sobre o processo de criação das ilustrações. Confira: 

Artista natalense ilustra frases de busão em exposição virtual
Thayná se inspirou em frases de busão para criar ilustrações femininas. Foto: Thayná Almeida/Sesc RN

Agora RN – De onde veio a inspiração e como foi o processo de produção das obras que fazem parte da exposição “Frases de Busão”? 

Thayná Almeida – Meu trabalho dentro da arte sempre envolveu a mistura da ilustração com frases que eu mesma crio, ou com poesias, músicas, enfim, sempre gostei de misturar a imagem com a escrita. E como ando de transporte público, eu sempre observei as frases escritas nos ônibus, e ficava imaginando, até como forma de passar o tempo, como eu ilustraria aquelas frases. Então comecei a fotografar aquelas frases que eu mais achava interessante, seja pelas mensagens fortes que traziam, como por exemplo “as mulheres querem viver”, ou por serem mais engraçadinhas, como “se eu te vejo pintada de ouro, te vendo na próxima esquina”. Então quando eu chegava em casa, começava a imaginar as imagens e passava elas para o papel. Além disso, eu ficava imaginando também como as outras pessoas imaginariam as imagens daquelas frases. E foi a partir daí que surgiu o projeto “Frases de Busão”, dessa ideia de misturar as imagens com as frases que vemos diariamente, mas muitas vezes nem prestamos atenção nas mensagens que trazem.

Agora RN – Como surgiu a ideia de relacionar as frases com corpos femininos? 

Thayná Almeida – Há um ano, mais ou menos, eu comecei a ilustrar um pouco mais o corpo feminino, tentando ao máximo retratá-lo de maneira não sexualizada, porque infelizmente o corpo da mulher sempre foi visto com esse olhar dentro das diversas esferas da nossa sociedade. Então comecei a retratar mais esses corpos nus, tentando diversificar também os tipos físicos, como quebra desse paradigma de que um corpo feminino para ser bonito deve seguir um padrão. Comecei a desenhar esses corpos também como um meio de tentar aceitar meu próprio corpo, vendo que a beleza não depende do tipo físico, mas sim, de um conjunto que vai muito além disso. Desenhando essas mulheres, eu tento me encontrar e me aceitar também. E, como essa temática está muito forte nos meus últimos trabalhos, eu quis trazê-lo também para as ilustrações da exposição, como uma forma de dar continuidade a esse tema.

Agora RN – Quais são os seus planos para o futuro? Algum trabalho novo em mente?

Thayná Almeida – Além de querer muito ampliar o projeto “Frases de busão”, porque na exposição foram somente 9 frases e a maioria foram de ônibus das linhas que costumo circular, pretendo fazer registros de frases de diversas linhas de ônibus de Natal e região metropolitana, e quero muito transformar esse projeto em um fanzine. Estou também trabalhando em ideias para mais dois fanzines, ambos envolvendo ilustração e poesia. O Instagram (@thay_almeida.art) vem sendo um grande aliado na divulgação dos meus trabalhos. Além do perfil no Instagram, publico também os desenho numa página do Facebook (@Ruiva Cacheada).

Artista natalense ilustra frases de busão em exposição virtual
Thayná publica ilustrações no instagram.com/thay_almeida.art – Foto: Arquivo Pessoal
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.