BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Artigo: Um novo modelo de debate político, por Alex Viana

Rio Grande do Norte, como qualquer outro estado brasileiro, enfrenta uma série de desafios e carências
Alex Viana
27/10/2023 | 05:53

Em tempos de polarização exacerbada e de debates políticos marcados mais por ofensas e radicalismos do que por discussões construtivas, Natal e o Rio Grande do Norte enfrentam o desafio de superar um modelo de debate político desgastante e pouco produtivo. O episódio recente envolvendo o prefeito Álvaro Dias, que, após apoiar Jair Bolsonaro na política nacional, elogiou políticas públicas do governo Lula, exemplifica o quanto o debate político pode se tornar superficial e desviado de seu propósito principal: o desenvolvimento do Estado.

“É imprescindível que o foco do debate político seja redirecionado para questões críticas, e não para discussões efêmeras”

alvaro dias debate
Álvaro Dias - Foto: Reprodução

Este incidente revela uma preocupante tendência na política local e nacional: a de focar em discussões efêmeras e conflitos ideológicos, em vez de abordar problemas reais e encontrar soluções viáveis. O Rio Grande do Norte, como qualquer outro estado brasileiro, enfrenta uma série de desafios e carências, que vão desde questões socioeconômicas, como a pobreza e desemprego, a desafios na educação, saúde e infraestrutura. Com uma taxa de desemprego que reflete as dificuldades econômicas e com indicadores sociais clamando por atenção, é imprescindível que o foco do debate político seja redirecionado para essas questões críticas.

O que se viu, contudo, foi um embate político reduzido a picuinhas, com reações exa- cerbadas de partidários contra gestos políticos que, em um cenário ideal, seriam vistos como parte de um diálogo democrático saudável. Essas disputas ideológicas e pessoais desviam a atenção de temas mais relevantes e urgentes para o desenvolvimento do estado.

“Passadas as eleições, espera-se que a classe política potiguar una-se em torno de objetivos comuns para o bem-estar e progresso do povo”

Passadas as eleições, espera-se que a classe política potiguar, independentemente de inclinações partidárias, una-se em torno de objetivos comuns para o bem-estar e progresso da população. Essa é uma questão não apenas de vontade política, mas de espírito público, responsabilidade e amor à cidadania. Estamos vivenciando tempos estranhos, onde o egoísmo, o orgulho e a vaidade parecem sobrepujar a disposição para o trabalho conjunto e altruísta.

Os problemas do Rio Grande do Norte não são menores ou menos importantes que as discussões políticas nacionais. Pelo contrário, são imediatos e demandam uma atenção especial. Porém, isso requer um novo modelo de debate político, mais maduro, responsável e focado em soluções. Onde estão os líderes que priorizam o bem comum, a integração de esforços e a visão de longo prazo? É preciso despertar desse sono anestesiante da politização sem propósito e trabalhar, efetivamente, pelos interesses da população. Só assim, Natal e o Rio Grande do Norte poderão superar seus desafios e trilhar um caminho de prosperidade e justiça social.

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal
Ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente
23/04/2024 às 17:38
Deputado Tomba Farias critica presidente da Câmara de Afonso Bezerra
Vereadora Any Karine da Silva teria proibido a realização de uma Audiência Pública sobre a situação dos transportes escolares de Afonso Bezerra
23/04/2024 às 14:46
Câmara de Parnamirim lança o primeiro videocast jurídico do legislativo potiguar 
Debater a atuação do legislativo de forma descomplicada é o objetivo do primeiro videocast jurídico da Câmara de Parnamirim
23/04/2024 às 14:14
Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto
Para presidente, investimentos não podem ser vistos como gasto
23/04/2024 às 12:31
Klaus Araújo defende estender gratificação a todos que atuam em urgências e emergências
Depois de visitar oito unidades de saúde, o vereador se prepara para apresentar a proposta ao Executivo, para a valorização de cerca de 600 profissionais que não recebem atualmente o benefício
23/04/2024 às 07:37
Quase 40 mil potiguares precisam regularizar título eleitoral até dia 8
Prazo é o mesmo para eleitores em situação irregular ou que desejem mudar domicílio, corrigir ou atualizar dados
23/04/2024 às 07:32
Gilmar Mendes determina conciliação em ações sobre marco temporal
Ações que tratam da questão ficam suspensas até decisão final da Corte
22/04/2024 às 21:50
Carmén Lúcia mantém condenação de Dallagnol por PowerPoint sobre Lula
Valor de indenização é de R$ 75 mil, com correção monetária. Carmén Lúcia manteve condenação do STJ
22/04/2024 às 20:13
Caiado diz que “política única” de segurança pública no Brasil é “bobagem”
Fala foi feita após Lewandowski e Sarrubbo defenderem um sistema único em seminário da Esfera Brasil
22/04/2024 às 20:01
Nikolas Ferreira rebate Whindersson Nunes após fala sobre testosterona
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) rebateu uma postagem do humorista Whindersson Nunes após discurso durante ato de Bolsonaro
22/04/2024 às 19:02
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.