BUSCAR
BUSCAR
Arte
Arte, ilustração e imaginação: desenhos realistas além da reprodução
Ilustrador natalense, Jadiel Felipe leva para os desenhos que faz representações fidedignas da realidade, mas com toques pessoais
Nathallya Macedo
02/10/2020 | 05:45

Um passatempo que se tornou uma profissão: desde criança, o natalense Jadiel Felipe tem facilidade para rabiscar. Ele reproduzia no papel alguns desenhos animados que assistia na TV de maneira despretensiosa. Hoje, aos 27 anos, é formado em design gráfico e biblioteconomia, mas trabalha como artista freelancer e tem como especialidade as ilustrações digitais.    

“Terminei o curso de design em 2011 e, de lá para cá, não encontrei muitas oportunidades no mercado de trabalho. Observei que a ilustração não é valorizada como profissão séria e acredito que isso precisa mudar”, contou ao Agora RN. Ainda durante a faculdade, Jadiel conheceu novas técnicas para desenvolver habilidades necessárias, aprendeu a usar softwares e comprou uma mesa digitalizadora.   

O desenho realista é o favorito do jovem. Esteticamente falando, o realismo é uma imitação da natureza, das pessoas ou objetos, que teve como base o conceito do fotorrealismo – uma escola de pintura que retrata com bastante fidelidade imagens obtidas por uma câmera fotográfica. “É uma reprodução que dá trabalho porque são muitos detalhes, mas gosto dos efeitos de sombra, luz e profundidade”.  

As produções, no entanto, não são apenas réplicas. “Levo toques da minha bagagem artística para as obras. Tem um pouco de tudo que estudei e vivenciei, além de minhas influências e referências. Misturo também alguns outros gêneros como o cartoon e a caricatura para imprimir minha personalidade”, afirmou. Jadiel defende que o desenho é uma forma de expressão válida.  

Com a ajuda da tecnologia, o ilustrador tem uma infinidade de cores disponíveis, por exemplo. “É mais fácil refazer e adicionar outras ideias no desenho, além de ter a possibilidade de conseguir um resultado mais próximo do desejado”. Ele busca inspiração na cultura local, nacional e internacional.  “Procuro homenagear personalidades, séries, filmes, músicos e amigos queridos. Mesmo em meio a tantas notícias ruins, tento transmitir mensagens positivas para aliviar os dias difíceis”.  

Planos

Há cerca de dois anos, após insistência da família, Jadiel começou a publicar as ilustrações no perfil do Instagram. “O objetivo é que as pessoas saibam que existe um movimento autoral importante na nossa cidade. Precisamos mudar a percepção de que desenhar é ‘brincadeira’. Além do talento natural, nós estudamos para aprimorar o dom”. Para o futuro, ele pretende criar um empreendimento e participar de exposições. Interessados no trabalho podem entrar em contato pelo número (84) 98853-3519.

Jadiel Felipe. Foto: Nathallya Macedo
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.