O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se envolveu em uma polêmica nesta segunda-feira 1º. Após presidir uma cerimônia em Espírito Santo, cidade da região Agreste Potiguar, o arcebispo se incomodou com as perguntas de um agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) e recusou dar entrevista para o canal que transmitia o evento pelas redes sociais.
O caso ganhou repercussão nesta terça-feira 2 – quando o vídeo do momento viralizou. Nas redes sociais, usuários acusaram o arcebispo de homofobia. O sacerdote negou intenção de querer constranger o jovem repórter.
A polêmica aconteceu logo após o encerramento de uma novena para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Espírito Santo. Dom Jaime foi chamado pela paróquia local para presidir a última novena, já que a festa termina nesta terça-feira.
Assim que terminou a celebração, o comunicador Ricardo Sérgio convidou Dom Jaime para dar uma entrevista e, em tom efusivo, perguntou sobre a sensação do arcebispo de estar no local. Foi neste momento que o líder da Igreja Católica no Rio Grande do Norte reagiu.
“Eu não ‘tô’ gostando dessa entrevista não. ‘Tô’ achando que estão me usando para me ridicularizar, não sei”, disse Dom Jaime.
O repórter, então, pergunta como o arcebispo gostaria de gravar o depoimento, ao que Dom Jaime responde: “Deixe está. Tudo bem. Deus abençoe. Tá bom, obrigado”.
Ricardo Sérgio desiste, então, de fazer a entrevista e dispensa o arcebispo, mas antes pede para retirar o microfone. Neste momento, outro integrante da equipe que estava transmitindo a celebração convence Dom Jaime a permanecer e gravar a fala. O arcebispo só concorda em falar se for sozinho. “A gente vive num mundo complexo”, justificou o sacerdote.
LEIA MAIS
Após polêmica, arcebispo liga para jovem e pede desculpas
Jornalista da GloboNews se solidariza com jovem: “Emana o bem”
O que diz a Arquidiocese de Natal
A Arquidiocese Metropolitana de Natal minimizou o fato. A assessoria de comunicação destacou que a recusa da entrevista por parte do arcebispo “não foi nada demais”.
“Dom Jaime gravou a mensagem sobre a festa da padroeira, que foi postado ontem mesmo, nas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo”, enfatizou a Arquidiocese.
Arcebispo se pronuncia sobre incidente em entrevista ao vivo
“Ao caríssimo Padre Alexandre Rossino, à valorosa equipe da Pastoral da Comunicação e a todos os amados fiéis devotos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo (RN).
Em virtude de polêmica suscitada em redes sociais, venho através desta, como já fiz pessoalmente por telefone, pedir desculpas se posso ter causado algum inconveniente aos irmãos dessa amada paróquia no âmbito das relações interpessoais, na noite desta segunda-feira, 01 de fevereiro, após a última novena da Festa de Nossa Senhora da Piedade.
Quem me conhece sabe que não é do meu caráter e se afasta dos ensinamentos cristãos, que há 46 anos tenho por missão difundir e levar a quantos queiram ouvir, causar qualquer tipo de constrangimento ou desqualificar quem quer que seja.
Ao agente Ricardo Sérgio e demais membros daquela equipe da Pascom, meu reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham, bem como todas as equipes da Pastoral da Comunicação em nossas paróquias, especialmente, durante este período da pandemia, proporcionando que os fiéis possam participar das missas e demais celebrações, mesmo de forma virtual. Que Deus os recompense pelo zelo missionário e evangelizador, por meio da comunicação.
Deus os favoreça.
Natal-RN, 02 de fevereiro de 2021, Dia da Festa da Apresentação do Senhor e da Festa de Nossa Senhora da Piedade.
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo de Natal”