BUSCAR
BUSCAR
Transtorno

Após chuva de mais de 100 mm em 24h, lagoas transbordam e moradores precisam sair de casa

Segundo previsão da Emparn, as chuvas devem continuar nos próximos dias, mas com menor intensidade
Redação
05/06/2024 | 09:15

Natal registrou 115 mm de chuva num intervalo de 24 horas, entre a tarde de segunda-feira 3 e a tarde de terça-feira 4, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as chuvas estão sendo potencializadas pelo aquecimento das águas do Oceano Atlântico.

“No mês de junho normalmente chove bastante em Natal. A média para este mês é superior a 350 mm, dependendo das condições do Oceano Atlântico. Como a temperatura está mais quente que o normal, a tendência é que tenhamos chuvas acima do normal também. Igualmente para julho e agosto”, afirmou Gilmar.

Av Palistana Panatis ll (17)
Av Palistana -Panatis ll - Foto: José Aldenir / AGORA RN

Ainda segundo o especialista, os ventos são outro fator favorável à ocorrência de chuvas. “As condições dos ventos estão favoráveis. Os ventos estão soprando sudeste com mais força, e isso está trazendo mais umidade e instabilidade para o litoral. Também choveu no litoral sul e litoral norte”, destaca.

Segundo a previsão da Emparn, as chuvas devem continuar nos próximos dias, mas com menor intensidade. O volume deve aumentar só no fim de semana. Também deve chover no interior do Estado, mas com volumes menores, porque junho começa o período de estiagem no sertão potiguar.

TRANSTORNOS. Por causa das fortes chuvas, a cidade teve transtornos principalmente no horário da manhã.

Assim como aconteceu no início do mês, famílias tiveram de sair de casa por causa do transbordamento de lagoas. As situações mais críticas foram para os moradores do entorno das lagoas de captação do conjunto Santarém e loteamento José Sarney, na Zona Norte.

Em nota, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) disse que está atendendo cerca de 55 pessoas.

As pessoas atingidas foram colocadas provisoriamente em um abrigo montado pela prefeitura na Escola Estadual Adelino Dantas, no bairro Potengi.

“Esclarece-se que a permanência das famílias na escola é uma medida temporária, aguardando que as condições climáticas melhorem e a água baixe para que possam retornar com segurança às suas residências”, afirmou.

A pasta diz, ainda, que já providenciou alimentos e está fornecendo toda a assistência necessária às famílias.

No trânsito, natalenses também tiveram um dia difícil. Pelo menos duas crateras foram abertas. Uma delas foi em frente a um mercado na rua Cláudio Gomes Teixeira, na saída da rotatória que liga a Avenida Roberto Freire e a Rota do Sol. Outra foi no prolongamento da Avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim.

Também houve problemas no viaduto do Quarto Centenário, em Potilândia, que chegou a ser interditado por causa de um alagamento.

Mesma situação aconteceu na Avenida Olavo Montenegro, na Coophab, precisou ser interditada por cerca de duas horas por causa de um alagamento.

Prefeitura monta gabinete de crise para discutir ações

Em meio às fortes chuvas, a Prefeitura do Natal instalou um gabinete de gestão de crise para avaliar os impactos do temporal. Secretários e demais auxiliares da gestão se reuniram no Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura, sob o comando da secretária de Planejamento, Joanna Guerra. O presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome (PP), também participou.

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) participou através de videoconferência, já que estava em viagem a São Paulo. “Nossa equipe está atenta. Mobilizada e pronta para as eventuais necessidades que possam surgir, principalmente nas áreas consideradas de maior risco”, afirmou o prefeito.

Segundo a prefeitura, todos os órgãos estão mobilizados para prestar assistência. A Defesa Civil está disponível para atender casos de emergência pelo Disque 190. A Guarda Municipal está com 15 viaturas prontas para dar o apoio necessário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS