BUSCAR
BUSCAR
Previdência Social
Apenas 7 das 38 agências do INSS voltaram a fazer perícia médica no RN após interrupção da pandemia
Segundo gerência executiva do INSS no Estado, o serviço está sendo oferecido em duas agências de Natal, duas de Mossoró e nos postos de Parnamirim, Extremoz e Currais Novos
Tiago Rebolo
23/09/2020 | 05:10

Das 38 agências do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) que funcionam no Rio Grande do Norte, pelo menos 7 voltaram a realizar atendimentos de perícia médica desde a semana passada, quando os postos reabriram após seis meses fechados por causa da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a gerência executiva do INSS no Estado, o serviço está sendo oferecido em duas agências de Natal, duas de Mossoró e nos postos de Parnamirim, Extremoz e Currais Novos. Até a próxima semana, há a expectativa de que outras cinco passem a oferecer as perícias, sendo mais uma em Natal (Centro).

Desde a semana passada, apesar de boa parte das agências do INSS terem sido reabertas, muitas não voltaram com as perícias porque os médicos não apareceram para trabalhar. Os peritos alegam que os postos não oferecerem condições sanitárias que possam evitar o contágio pela Covid-19.

Aqui no Rio Grande do Norte, contudo, o problema tem sido outro. A gerência executiva do órgão informou que a maioria das agências permanece fechada (não só para perícias) porque não há um número mínimo de servidores aptos a trabalhar. Isso porque o próprio INSS exige que só podem voltar às atividades trabalhadores que não estejam no grupo de risco para o novo coronavírus.

Os postos do INSS no Estado são divididos em duas grandes áreas.

Na região de Natal, são 21 agências. Segundo a gerente Elaine Baumgartner, desse total, 7 estão abertas, sendo apenas 5 com o serviço de perícia (Natal Norte, Natal Sul, Parnamirim, Extremoz e Currais Novos).

Ainda esta semana, uma 8ª será reaberta: a do Centro de Natal. E na semana que vem também deve abrir a agência de Santo Antônio. Essas duas também vão oferecer perícia.

As outras duas reabertas já não ofereciam o serviço de perícia mesmo antes da pandemia, mas seguem oferecendo os demais atendimentos normalmente.

Já na região de Mossoró, existem 17 agências. O gerente executivo Janssen Xavier explicou que, por enquanto, 12 estão reabertas.

Desse total (12), 3 já não ofereciam perícia antes da pandemia, mas retomaram os outros tipos de atendimento. Nas 9 restantes, apenas 2 estão efetivamente oferecendo a perícia. Nos próximos dias, a depender dos agendamentos, outras 3 também voltarão a fazer o serviço. As quatro restantes não oferecem condições para a perícia, reconhece o próprio INSS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.