O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei que altera o nome de uma das principais avenidas da cidade: a Avenida Bernardo Vieira, que corta a Zona Leste.
A proposta, que vai ser discutida pelos vereadores, é para que a via passe a se chamar Avenida Nevaldo Rocha, em homenagem ao empresário que morreu em junho do ano passado, aos 91 anos de idade.

Atualmente, as sessões da Câmara estão suspensas em função da pandemia da Covid-19. A expectativa é que as atividades sejam retomadas na próxima semana, quando o projeto será lido e começará a tramitar.
A Avenida Bernardo Vieira é o principal endereço do shopping Midway Mall – construído pelo grupo empresarial de Nevaldo Rocha, o Grupo Guararapes. O grupo emprega hoje cerca de 7 mil pessoas no Estado.

Com 4,7 quilômetros de extensão, a avenida também é a principal via de acesso à Zona Norte de Natal através da Ponte de Igapó. Ela cruza os bairros de Nova Descoberta, Tirol, Alecrim e Quintas.
Leva o nome atualmente do senhor de engenho Bernardo Vieira de Mello, que viveu durante o período colonial do Brasil. Militar e político brasileiro, ele foi governador e capitão-mor da capitania do Rio Grande do Norte.
Os historiadores apontam que Bernardo Vieira liderou a tropa que lutou contra os indígenas na fase final da Guerra dos Bárbaros, em 1694, quando o chefe Canindé avançou em direção ao vale do Ceará Mirim, ameaçando Natal. Com o apoio do governador de Pernambuco, venceu Canindé e aldeou os grupos indígenas no vale do Açu e do Apodi.
Ainda em 1695 foi nomeado governador e capitão-mor da capitania do Rio Grande do Norte. Em 1696, comandou uma expedição que lutou contra os índios e estabeleceu os colonos, onde fundou o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, à margem do rio Açu.

Outra proposta foi arquivada
No ano passado, logo após a morte de Nevaldo, o prefeito Álvaro Dias enviou para a Câmara um projeto para alterar o nome de outra via: a Salgado Filho. Na época, com a repercussão negativa, o prefeito pediu o arquivamento da proposta.