Alison dos Santos, conhecido como Piu, conquistou a medalha de bronze nos 400m com barreiras nesta sexta-feira 9 nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta brasileiro terminou a prova com o tempo de 47s26, enquanto o ouro ficou com o americano Rai Benjamin, que completou a corrida em 46s46. O campeão olímpico de Tóquio, o norueguês Karsten Warholm, garantiu a medalha de prata com um tempo de 47s06. A prova marcou o encerramento do dia do atletismo em Paris.
Embora tenha vencido, Rai Benjamin não quebrou nem o recorde olímpico nem o recorde mundial, que pertencem a Karsten Warholm. O norueguês estabeleceu o recorde mundial durante os Jogos de Tóquio, com um tempo de 45s94.
Esta foi a segunda vez que Piu disputou a final dos 400m com barreiras em Olimpíadas e, assim como em Tóquio, ele novamente conquistou a medalha de bronze. Na edição anterior, ele havia finalizado a prova em 46s72. Desde então, durante o ciclo olímpico, Alison conseguiu reduzir seu tempo em duas ocasiões, incluindo a conquista do título mundial em 2022, com o tempo de 46s29.