BUSCAR
BUSCAR
Aviação

Aeroporto de Natal fica em 3º em ranking de piores serviços oferecidos no Brasil

Avaliação abrange diversos aspectos, como tempo de espera em filas de inspeção, limpeza, entrega de bagagens, dentre outros
Redação
06/02/2024 | 13:56

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou um ranking mostrando os aeroportos brasileiros com menor avaliação na qualidade de serviços. Os dados, referentes ao ano de 2023, colocam o Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, também conhecido como Aeroporto de Natal na terceira colocação. A avaliação abrange diversos aspectos, como tempo de espera em filas de inspeção, limpeza, entrega de bagagens, restaurantes, acesso à informação e aos terminais, dentre outros.

Os operadores que não atingirem o padrão estabelecido pela Anac podem ser multados conforme as cláusulas contratuais. O índice máximo de qualidade estabelecido pela Anac é de 2%, enquanto o mínimo é de -7,5%. Esses índices são determinados pelo “Fator Q”, que também influencia nos ajustes tarifários.

Aeroporto de Natal. Foto: José Aldenir/Agora RN.
Aeroporto de Natal. Foto: José Aldenir/Agora RN.

No ano de 2023, todos os aeroportos tiveram resultados positivos. O Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, obteve o melhor desempenho, enquanto o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, registrou o pior.

Segue abaixo a lista dos resultados:

Guarulhos (SP): 0,47%
Campinas (SP): 1,15%
Natal (RN): 1,46%
Recife (PE): 1,54%
Porto Alegre (RS): 1,60%
Brasília (DF): 1,75%
Florianópolis (SC): 1,80%
Fortaleza (CE): 1,80%
Salvador (BA): 1,80%
Galeão (RJ): 1,93%
Curitiba (PR): 1,97%
Belo Horizonte (MG): 1,99%