BUSCAR
BUSCAR
Mundial de clubes

Acham que o futebol do Brasil é mais fraco do que é’, diz técnico do Botafogo

Time brasileiro foi classificado às oitavas de final do Mundial de Clubes
Redação
24/06/2025 | 07:24

Classificado às oitavas de final do Mundial de Clubes, mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid, o Botafogo deixou Pasadena com o objetivo cumprido. E para o técnico Renato Paiva, mais do que a vaga, ficou o orgulho por enfrentar um dos times mais estruturados da Europa em pé de igualdade e, sobretudo, representar bem o futebol brasileiro em uma competição global.

Na análise pós-jogo, Paiva reconheceu que o desempenho da equipe esteve abaixo do apresentado na vitória sobre o PSG, mas fez questão de ponderar o contexto. “Sabíamos que estaríamos jogando contra uma grande equipe. Avançamos demais a marcação em alguns momentos e isso nos colocou mais próximos da área do que gostaríamos”, explicou. Ainda assim, o treinador valorizou a postura competitiva do Botafogo, mesmo diante de um adversário com alto nível técnico e físico.

Técnico Renato Paiva em treino do Botafogo • Foto: Vitor Silva/Botafogo
Técnico Renato Paiva em treino do Botafogo • Foto: Vitor Silva/Botafogo

O treinador lamentou não ter conseguido controlar mais o jogo com a posse de bola, e citou a chance perdida por Savarino logo no início como um possível ponto de virada. “Poderia ter mudado a história”, disse. Mas, para Paiva, o que contou mesmo foi a classificação — mesmo que conquistada em um jogo que exigiu mais contenção do que criação. “Não foi tão bom quanto contra o PSG, mas avançamos. Conseguimos classificar”, afirmou com alívio.

Além do jogo, Paiva fez questão de elogiar o futebol brasileiro como um todo. “O Brasil é um país imenso, com um futebol muito especial. Produz jogadores para o mundo inteiro, tem técnicos excelentes”, destacou.

Em tom mais firme, o treinador aproveitou para rebater críticas generalizadas ao nível técnico do Brasileirão e afirmou que o Mundial tem sido uma vitrine para desmistificar certas percepções. “Muita gente acha que o futebol brasileiro é mais fraco do que realmente é. Nosso campeonato é muito difícil e temos orgulho de representar bem o nosso país”, completou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS