A partir desta quinta-feira 27, a 11ª Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições para filmes de todos os gêneros (obras ficcionais, não ficcionais e animações, exceto videoclipes) desde que tenham sido produzidos no Brasil e finalizados a partir de 2023.
O evento, que acontece de 22 a 26 de novembro, em São Miguel do Gostoso-RN, é uma realização da Heco Produções, do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, e da Guajiru Produções. Direção geral de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo site do festival – www.mostradecinemadegostoso.com.br – até 25 de agosto.
Em sua primeira década de existência, a Mostra de Cinema de Gostoso se consolidou como um evento único no Brasil. Com duas salas de cinema construídas ao ar livre, e alta qualidade de som e imagem, instaladas em meio à exuberante natureza da praia de São Miguel do Gostoso, lançamentos cinematográficos brasileiros são exibidos gratuitamente ao público, unindo alta qualidade artística e temas de relevância social para a atualidade.
Leia também: Countdown DCXP acontece em celebração à regulamentação dos esportes eletrônicos no RN
Em 2024, a Mostra se prepara para realizar sua décima primeira edição, com muitas novidades a serem anunciadas, consolidando sua trajetória junto à cidade e à população de São Miguel do Gostoso. O palco principal da mostra é a sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva. Com 650 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala de cinema ao ar livre montada na praia, propicia uma imersão de uma sala de cinema de alta tecnologia. Além disso, acontece uma programação paralela de filmes em uma tenda climatizada em formato geodésico com capacidade para 130 lugares, também instalada na praia.
A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso acontece de 22 a 26 de novembro, e ao longo desses dias o público poderá assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. No total, serão mais de 30 filmes, entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Prêmio do Público, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes na Mostra.
Diariamente ocorrem debates com cineastas, atores e atrizes, que tiveram seus filmes exibidos e seminários com profissionais do audiovisual. Toda a programação é gratuita.
Cursos de Formação
Meses antes do início da mostra, acontecem cursos de formação técnica e audiovisual à população de São Miguel do Gostoso. Desde sua primeira edição, o projeto oferece aos jovens do município uma série de cursos de formação técnica e audiovisual objetivando proporcionar a eles o domínio de toda a cadeia da produção cinematográfica. Desde conhecimentos teóricos a práticos, abordando temas como história do cinema, linguagem audiovisual, roteiro, produção e fotografia. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens, que são exibidos na ampla sala de cinema montada na Praia do Maceió durante a Mostra de Cinema de Gostoso. Por fim, os alunos participam diretamente da equipe de organização da Mostra.
Desde 2013, 153 alunos se formaram nos cursos, resultando na realização de 25 curtas-metragens e 56 oficinas. Muitos desses alunos se encontram cursando ensino técnico/superior e trabalhando com audiovisual e outras áreas. Os curtas produzidos por eles têm proporcionado, a esse grupo de jovens, uma visibilidade em âmbito nacional e internacional, tendo sido exibidos em dezenas de festivais de cinema e comercializados para canais de TV aberta e a cabo.
Em 2024, os alunos participarão das oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte, Realização Audiovisual e Edição de Imagem.
O projeto tem conquistado espaço como um modelo nacional para políticas públicas culturais, atuando ao longo de toda a cadeia cinematográfica – da formação profissional à exibição de filmes —, ao mesmo tempo que difunde o cinema brasileiro e promove a integração da comunidade ao seu redor.