BUSCAR
BUSCAR
Crime

Homem é preso em Macaíba ao tentar abrir empresa com documentos falsos e identidade de pessoa falecida

Caso reacende alerta sobre aumento de fraudes documentais no Rio Grande do Norte; outras operações semelhantes foram registradas este ano no estado.
Redação
02/12/2025 | 18:28

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, na manhã desta terça-feira 2, um homem de 53 anos suspeito de falsidade ideológica e uso de documentos falsos em Macaíba, na Grande Natal. Além do mandado de prisão preventiva, os agentes cumpriram uma ordem de busca e apreensão na residência do investigado.

A investigação teve início após funcionários de um cartório da cidade perceberem que o suspeito tentava abrir firma utilizando documentação falsificada. De acordo com a Polícia Civil, o levantamento mostrou que ele havia praticado outras fraudes no mesmo local entre 2024 e 2025, sempre recorrendo a identidades distintas. Em um dos episódios, chegou a solicitar reconhecimento de firma em nome de uma pessoa morta desde 2010.

Capturar
Homem é preso em Macaíba ao tentar abrir empresa com documentos falsos e identidade de pessoa falecida - Foto: Reprodução

Outros casos no RN em 2025

A prisão em Macaíba se soma a uma série de ocorrências semelhantes registradas no estado este ano. Em abril, a Polícia Civil deflagrou uma operação em Natal para desarticular um grupo especializado em obtenção de créditos e financiamentos com o uso de documentos adulterados. Na ocasião, três pessoas foram presas e diversos equipamentos utilizados na falsificação foram apreendidos.

Em Mossoró, em julho, um homem de 41 anos foi detido após tentar sacar benefícios previdenciários usando a identidade de um idoso já falecido. A fraude só foi descoberta porque funcionários da agência bancária estranharam a divergência entre a foto do documento e a aparência do suspeito.

Outro caso que chamou atenção ocorreu em Parnamirim, quando uma mulher tentou registrar um veículo de luxo utilizando comprovantes de renda falsos. A equipe do Detran identificou inconsistências no sistema e acionou a polícia, que deteve a suspeita em flagrante.

De acordo com autoridades de segurança, o avanço dessas práticas tem levado órgãos públicos e cartórios a reforçarem mecanismos de verificação e cruzamento de dados. A Polícia Civil afirma que novas operações devem ser deflagradas nos próximos meses para coibir o uso de identidades fictícias ou pertencentes a pessoas falecidas.