BUSCAR
BUSCAR
Justiça

STF antecipa julgamento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro para 14 de novembro

Primeira Turma vai analisar acusação de coação sobre o deputado federal entre 14 e 25 de novembro; PGR acusa atuação nos EUA para pressionar o Judiciário
Redação
03/11/2025 | 14:52

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) antecipou em uma semana o julgamento da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Inicialmente, a análise ocorreria entre 21 de novembro e 1º de dezembro em plenário virtual, mas a data foi atualizada para o período entre 14 e 25 de novembro.

O parlamentar é acusado do crime de coação, devido à sua atuação nos Estados Unidos. Os ministros decidirão se ele deve ou não virar formalmente réu em ação penal.

Capturar
Primeira Turma do STF vai analisar denúncia de coação contra Eduardo Bolsonaro entre 14 e 25 de novembro - Foto: Tv Câmara/Youtube

Segundo a PGR, Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo atuaram para constranger o Poder Judiciário brasileiro e colocar obstáculos ao avanço das investigações sobre a trama golpista.

Na sexta-feira, a Defensoria Pública da União (DPU) enviou ao Supremo a defesa do deputado, que optou por não constituir advogado próprio. O órgão pediu a rejeição da acusação.

A DPU afirmou que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, “não comprova que o denunciado tenha efetivo poder de decisão sobre atos soberanos dos Estados Unidos”, incluindo sanções aplicadas ao Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS