BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2026

Rogério Marinho acompanha Flávio em anúncio de pedido de anulação da eleição

Coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro, senador potiguar estava ao lado do candidato no pronunciamento; Rio Grande do Norte deu a Lula 65,72% dos votos válidos
Agora RN
25/10/2026 | 23:38

O senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL) e líder da oposição no Senado, estava ao lado do candidato na noite deste domingo 25, em Brasília, quando Flávio afirmou que não reconhece o resultado do segundo turno e anunciou que pedirá a anulação da eleição. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito para o quarto mandato.

O pronunciamento ocorreu por volta das 22h40. Além de Marinho, acompanharam Flávio o candidato a vice na chapa, deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), a senadora eleita Bia Kicis (PL-DF) e o senador eleito Guilherme Derrite (PP-SP).

Senador Rogério Marinho, coordenador da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro
Senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro, em imagem de arquivo — Foto: José Aldenir

“É impossível reconhecer o resultado das eleições”, afirmou Flávio. “Nós vamos usar o nosso jurídico, vamos pedir a anulação dessas eleições.”

Marinho criticou prorrogação da votação

Mais cedo, após o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogar o horário de votação, Marinho escreveu no X que era “impressionante o nível de intervenção de alguns ministros do STF”. Na mesma publicação, disse esperar que nenhum “golpe judiciário” ou “chicana administrativa” prosperasse.

Em outra manifestação na rede social, o senador classificou a decisão como “vergonhosa e intempestiva”. Segundo ele, a medida tinha o objetivo de “tumultuar o processo de uma eleição que eles já perderam no voto”.

A decisão de Zanin

A prorrogação atendeu a um pedido da coligação Brasil Pronto Pra Mais, de Lula, que relatou dificuldades de eleitores para chegar às seções por causa da redução da oferta de ônibus em municípios da Bahia e de São Paulo.

A campanha de Flávio também havia solicitado mais duas horas de votação em municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, sob a justificativa de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e bloqueios de vias.

Na primeira decisão, perto das 17h, Zanin estendeu a votação até as 19h em todas as seções do País. Posteriormente, esclareceu que a medida valia apenas onde as urnas ainda estavam abertas. No Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) confirmou que a extensão se aplicaria somente às seções que não haviam encerrado a votação.

Anúncio não confirma protocolo de ação

A declaração de Flávio anuncia a intenção de recorrer à Justiça. As informações disponíveis para esta matéria não confirmam o protocolo de um pedido de anulação nem detalham os fundamentos jurídicos da ação anunciada.

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, divulgou nota às 22h11 em que pediu respeito à vontade dos eleitores e defendeu a pacificação do País.

Na parcial com 99,99% das seções totalizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula tinha 51,78% dos votos válidos, contra 48,22% de Flávio.

No RN, Lula recebeu 65,72% dos votos

No Rio Grande do Norte, Lula recebeu 1.413.596 votos, ou 65,72% dos válidos, contra 737.409 de Flávio, que ficou com 34,28%. O percentual do petista superou os 65,10% obtidos no segundo turno de 2022 no Estado.

Na disputa estadual, Allyson Bezerra (União Brasil) reconheceu a vitória de Cadu de Lula (PT) e disse ter telefonado ao governador eleito para desejar “um grande mandato”.

Leia mais

Em atualização.

NOTÍCIAS RELACIONADAS