O PL deve entregar nos próximos dias uma nova sugestão de texto sobre a anistia ao relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Desde que assumiu a relatoria, o deputado descartou a possibilidade de perdão total e tem defendido o chamado PL da Dosimetria, que busca reduzir penas dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
Em reunião realizada nesta terça-feira 23 com a bancada do PL, Paulinho autorizou que os parlamentares apresentassem uma nova proposta para análise. O objetivo é verificar se parte do conteúdo pode ser incorporada ao relatório. O encontro foi marcado por divergências, já que os bolsonaristas continuam defendendo uma anistia ampla, geral e irrestrita.

Paulinho deve voltar a se reunir com a bancada antes de concluir o texto. A previsão é que o relatório seja votado na próxima semana, mas integrantes do PL avaliam que a falta de consenso pode adiar novamente a apreciação.
À CNN, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou: “Se não conseguir influenciar o relatório a ser apresentado por Paulinho da Força, a bancada vai decidir se vota contra o texto ou se apresenta um destaque para ser votado em plenário”.
O destaque é um procedimento que, na fase de votação, permite analisar separadamente uma emenda ou parte da proposição, possibilitando alterações no texto final.