O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou nesta terça-feira 20 um vídeo com moradores do Nordeste que criticam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aliado da candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência, o parlamentar havia anunciado o material como a publicação “mais importante” que faria na campanha “e na vida”.
“O Nordeste que foi esquecido”, escreveu Nikolas na legenda. A gravação reúne relatos sobre dificuldades financeiras, acesso a medicamentos e insegurança, apresentados pelos participantes como exemplos de promessas não cumpridas pelo governo federal.

Diferentemente de publicações nas quais aparece falando diante de um fundo preto, o deputado abre espaço para os depoimentos dos moradores. Ao final, os participantes dizem “chega”.
“Não é aquele Lula de antigamente”, afirma um dos entrevistados. Outra participante menciona a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, ao criticar quem teria melhorado de vida durante o governo.
Os depoimentos expressam a avaliação dos participantes selecionados para o vídeo e integram a mobilização eleitoral conduzida pelo deputado em apoio a Flávio.
Leia mais
- Flávio Bolsonaro diz a Rico Melquiades que manterá direitos LGBT e nega perseguição
- Nikolas ironiza internação de Janones na UTI e questiona atendimento fora do SUS
- Quem venceu o debate? Campanhas disputam narrativa nas redes sociais
Na parte final da gravação, os entrevistados defendem que o Nordeste não seja responsabilizado pelos problemas do país e ressaltam a presença de trabalhadores na região. Também criticam escolhas eleitorais de parte dos nordestinos.
A publicação ocorre após um episódio de hostilidade contra a região durante uma manifestação bolsonarista realizada no domingo 18, em São Paulo. Na ocasião, uma mulher disse a duas apoiadoras de Lula que elas deveriam ser “mandadas para o Nordeste para morrer de fome lá”. O episódio é distinto dos depoimentos apresentados na gravação de Nikolas.
O parlamentar tem participado de agendas de campanha em Minas Gerais e em outros estados, além de produzir conteúdos para mobilizar eleitores nas redes sociais. Sua atuação inclui o canal de WhatsApp Tropa do Flávio.
Do lado da campanha de Lula, o deputado federal André Janones (Rede-MG) participa da organização do Exército do Lula, também voltado à mobilização digital. Segundo levantamento citado pelo Metrópoles, os canais reuniam aproximadamente 2 milhões e 5,6 milhões de seguidores, respectivamente, na atualização da reportagem desta terça-feira.
Flávio e Lula disputam o segundo turno presidencial no domingo 25 de outubro.