BUSCAR
BUSCAR
Perfil
Esam Elali quer levar para o Estado trabalho que executa em Cotovelo
Empresário, arquiteto e urbanista, palestino cristão e radicado no RN desenvolve uma série de trabalhos, que vão desde capacitação e qualificação de mão de obra, a ações esportivas

04/10/2018 | 08:49

Inovar, organizar e pôr em prática as ideias que surgem antes que esfriem. Essa é apenas uma das características de Esam Elali, empresário do setor imobiliário, arquiteto e urbanista, que se lança candidato a deputado estadual pelo PSC em busca de um novo modelo de fazer política. A diferença é que ele não vai testar novas fórmulas. Mesmo sem mandato, Esam Elali age em prol da população.

Exemplos destas ações incontáveis podem ser vistas por meio da Associação dos Proprietários, Moradores e Veranistas da Praia Cotovelo (Promovec), que é presidida por Esam Elali e que mantém atividades diárias. São ações nas áreas de esporte, cultura, cursos de qualificação e capacitação de mão de obra, oficinas de artesanato para a geração de renda, serviços psicológicos, odontológicos e médicos, além de aulas de reforço para estudantes do ensino fundamental e médio.

O trabalho deste palestino cristão e radicado no Rio Grande do Norte começou nos anos 70, precisamente em 1976. Esam Elali estudou no Colégio Marista, participou do Centro Cívico, foi diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – cujo projeto arquitetônico é de sua autoria – criou a associação de lojistas do Bom Preço e, na Promovec, fez uma série de ações sociais, o que inclui até uma rádio local, chegando até Pium e Pirangi e que agora também está disponível na internet, podendo ser acessada pelos celulares.

Hoje, a Promovec beneficia diretamente 250 pessoas de forma constante e um número maior de maneira indireta. “Às vezes, alguém faz um curso, ou precisa de um atendimento odontológico”, diz Elali, que, junto com os moradores do bairro, participou recentemente de atividade de limpeza da praia e de gincanas de conhecimento em saúde no município de Parnamirim. “São atividades que sempre realizamos”, completa Elali, que faz parte do Motoclube Fé na estrada – um grupo de motociclistas cristãos que trabalha com a evangelização em cidades carentes.

Como deputado estadual, Esam Elali entende que seu trabalho será legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Ele deixa claro que, por meio de projetos e iniciativas, é possível trazer mais investimentos para o setor turístico, com qualificação de mão de obra para hotéis, restaurantes, feiras e passeios pelo litoral. Outra preocupação de Elali é com o porto, que, em sua avaliação, precisa ser melhorado.
“Melhor mesmo seria construir outro no litoral norte, tornando o Rio Grande do Norte uma rota de escoamento reconhecida, porque o porto de Natal é limitado. Alguém esqueceu os navios cruzeiros na época da Copa?”, questiona.

Metas: acabar com a seca e com a falta de segurança

O desejo de acabar com a seca é uma vontade geral que caminha a passos lentos. Pelo menos esta é a avaliação de Esam Elali, que acredita ser possível levar água para todos utilizando-se de usinas de dessalinização. “Dá para instalar. Em outros locais, a experiência foi boa. Além de levar água, contribui com a agricultura, pecuária, enfim, com a economia – isso sem contar que acaba com o êxodo rural. Precisamos tirar proveito de nossas riquezas naturais. O sertão com água e energia – pelos meios eólico e solar – vai gerar um grande desenvolvimento econômico e sustentável”, detalha.

Outra preocupação de Esam Elali está voltada para a área de segurança. Neste caso, ele já tem uma ideia bem-sucedida em Cotovelo. Uma ação conjunta dos associados da Promovec mostrou que o investimento não é grande e os resultados são animadores. Eles espalharam 40 câmeras por locais estratégicos, fazendo todo um controle do movimento no bairro, em conjunto com rondas motorizadas. “Faremos isso para todo o Estado”, aponta.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.