BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia

Macaíba terá escola modelo com segurança inteligente

Unidade em Lagoa do Mato será a primeira com reconhecimento facial, monitoramento por vídeo e botão de pânico integrado ao centro operacional
Redação
15/07/2025 | 05:00

A Escola Municipal Iolanda Chaves de Lucena, localizada na comunidade de Lagoa do Mato, em Macaíba, será inaugurada ainda neste mês de julho como a primeira escola modelo em segurança pública da cidade. A unidade marcará o início da implementação do programa “Escola Segura”, que integra tecnologia e monitoramento em tempo real ao cotidiano escolar.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Kleber Macedo, o projeto vai muito além da proteção física. “A proposta do prefeito Emídio Júnior é garantir a segurança não só dos alunos, mas também dos funcionários e professores, além de aproximar a família do ambiente escolar e da Secretaria de Segurança Municipal”, afirmou.

escola
Tecnologia de reconhecimento facial identificará alunos; escola terá suporte direto do Coisp, central de videomonitoramento. Foto: Edeilson Morais

A escola contará com sistema de reconhecimento facial na entrada, identificando automaticamente cada estudante ao chegar e sair. Os pais ou responsáveis cadastrados receberão notificações instantâneas no celular sobre os horários de entrada e saída dos filhos. O mesmo sistema também poderá ser utilizado para registrar a presença de professores e funcionários, substituindo o controle de ponto tradicional.

Além disso, o prédio contará com videomonitoramento em todo o perímetro, integrado ao novo Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (Coisp), onde atuam, de forma conjunta, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o setor de trânsito. Inaugurada no ano passado, a central de videomonitoramento do Coisp conta com dezenas de câmeras com visão de longo alcance instaladas em locais estratégicos de Macaíba.

Além disso, professores terão à disposição um botão de pânico por meio de aplicativo, que pode acionar diretamente as forças de segurança em caso de emergência, com georreferenciamento da localização da ocorrência.

“Quando a professora aciona o dispositivo, o centro de operações identifica imediatamente a escola e envia uma viatura. Isso garante um acionamento rápido e preciso”, destacou Kleber Macedo. Ele explicou que o sistema permite resposta imediata a qualquer situação, graças ao monitoramento em tempo real das câmeras e à localização exata das ocorrências.

O projeto “Escola Segura” será iniciado pela unidade de Lagoa do Mato, mas a intenção é expandi-lo gradualmente para todas as escolas da rede municipal. “Esse programa visa principalmente criar um ambiente seguro e proporcionar a tão sonhada sensação de segurança no ambiente escolar. Acreditamos que, ao implementar esse tipo de política, incidentes como os que têm sido noticiados pelo país podem ser evitados”, finalizou o coronel.

NOTÍCIAS RELACIONADAS