O surfista potiguar Ítalo Ferreira aceitou receber o título de Cidadão Natalense, aprovado pela Câmara Municipal em 2021. Após a polêmica envolvendo a não realização da cerimônia oficial, a vereadora Camila Araújo (União), autora da homenagem, e o vereador Léo Souza (Republicanos), que recentemente retomou o diálogo com o atleta, articulam uma entrega conjunta da homenagem. A data está em definição.
Em nota, a assessoria do campeão olímpico afirmou que nunca houve recusa ao título. “Ítalo Ferreira recebeu o convite em 2021, de maneira informal como relata a vereadora, porém estava em viagem seguindo compromissos profissionais. Não houve qualquer recusa por parte do atleta. Muito pelo contrário, Ítalo ficou muito lisonjeado e aguardou o contato nos últimos anos para conciliar as datas possíveis para receber o título”, afirmou a equipe do surfista.

Ao AGORA RN, a assessoria de Ítalo afirmou ainda que, em maio deste ano, Leo Souza entrou em contato com o atleta informando sobre a pretensão de entrega da homenagem. “Tão breve a data for marcada, o evento será divulgado para a imprensa e comunidade”, afirmou o comunicado.
Polêmica
O assunto veio à tona nesta segunda-feira 9. Durante reunião da Comissão de Justiça da Câmara de Natal, a vereadora Camila afirmar que o campeão olímpico “se negou a receber” a principal honraria concedida pela Câmara de Natal, aprovada em 2021.
Ela relatou que chegou a levar o título até a residência da família do surfista em Baía Formosa, onde o deixou com a mãe dele.
O episódio gerou críticas de outros parlamentares, como o vereador Aldo Clemente (PSDB), que considerou o gesto uma “falta de educação” e decidiu retirar um novo projeto que também pretendia homenagear o atleta.
A versão da assessoria de Ítalo, no entanto, contraria essas declarações e, na noite desta segunda-feira, disse que concorda com o recebimento do título e que aguarda a definição da data.