BUSCAR
BUSCAR
Técnica
Paciente faz cálculos matemáticos durante cirurgia no cérebro em hospital de Natal
Mulher de 37 anos se manteve acordada, fazendo cálculos complexos para que a equipe pudesse avaliar a fala e o raciocínio; 100% do tumor foi retirado
Redação
28/02/2020 | 16:29

Uma paciente potiguar de 37 anos fez cálculos matemáticos enquanto passava por uma cirurgia no cérebro em um hospital de Natal. Neurocirurgiões retiraram um tumor no cérebro da mulher, que é formada em matemática. Durante a cirurgia, a paciente se manteve acordada, fazendo cálculos complexos para que a equipe pudesse avaliar a fala e o raciocínio, minimizando o risco de déficits.

Localizado no lobo frontal esquerdo, o tumor estava próximo de áreas cerebrais da linguagem e da cognição. Essa região é crucial para quem utiliza a fala e o raciocínio lógico e, em alguns pontos, o tumor estava tão perto que qualquer erro poderia comprometer o funcionamento.

Os médicos conseguiram remover 100% do tumor sem afetar nenhuma área do cérebro. Antes do procedimento, a equipe de especialistas mapeou todo o cérebro da paciente para descobrir quais eram as áreas ativadas quando ela falava e fazia cálculos. Recuperada da cirurgia, a paciente já recebeu alta e está em casa com a família.

“A ‘awake craniotomy’ é um recurso cirúrgico utilizado em pacientes que possuem lesões cerebrais, como os tumores e displasias, próximas a área da linguagem. Com esse método, conseguimos minimizar possíveis déficits, pois o paciente interage conosco durante o procedimento”, explicou o médico Thiago Rocha. Além de Thiago, participaram da cirurgia Marcos Moscatelli e Erton César, o anestesista Wallace Andrino e o neurofisiologista Luiz Paulo na Casa de Saúde São Lucas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.