BUSCAR
BUSCAR
Futebol
Briga dos grandes
Reportagem do Agora RN mostra a preparação dos elencos dos oito clubes potiguares para retorno do Campeonato Estadual. Muita coisa mudou nas equipes da primeira divisão após quase cinco meses de inatividade
Júnior Lins e Kevin Muniz
08/08/2020 | 01:04

Dois maiores clubes do futebol potiguar, ABC e América retornam para o Campeonato Potiguar, na semana que vem, em situações diferentes. O alvirrubro tem a meta de retornar para a zona de classificação à final. Já o ABC lidera, com dois jogos a menos que o segundo colocado, e já pode ser campeão direto, caso vença o segundo turno. Os dois clubes brigam não só pelo título estadual, mas também para garantir um calendário já agora, para 2021.

Na primeira partida pós-paralisação, os dois times perderam. Em jogos pela Copa do Nordeste, o alvinegro perdeu por 2 a 0 para o CSA (AL) e o América perdeu por 3 a 1 para o Fortaleza (CE). A falta de ritmo foi crucial para os times potiguares não conseguirem resultados positivos. Prova disto é que o alvirrubro chegou até a sair ganhando por 1 a 0 e depois levou a virada.

Na classificação geral do Estadual, os dois times estão muito parelhos. O ABC tem 29 pontos, enquanto o América tem 26. O alvinegro fez 37 gols e o alvirrubro, 36. Até nos gols sofridos a situação é próxima: o ABC sofreu 10 e o América, 11.

Para encerrar a série de reportagens feitas pelo Agora RN, membros dos clubes, torcedores e comentaristas esportivos locais foram procurados para dizer como foi a preparação, e também dar as expectativas para o retorno dos rivais.

América

O América enfrentará o desafio de entrar na zona de classificação para a final do segundo turno, nesta retomada do Campeonato Potiguar. No 3º lugar da Copa Rio Grande do Norte, o alvirrubro precisa vencer seus jogos restantes para lutar pelo título do turno e poder disputar uma final do Estadual, com o ABC, que venceu o primeiro turno.

Atual campeão estadual, o time americano liderou o primeiro turno, mas foi derrotado na final para o rival alvinegro. Uma vitória nesta fase do campeonato não só representa uma vaga na final, mas também a confirmação de calendário para a próxima temporada.

Durante a paralisação e a proibição dos treinos no RN, por conta da pandemia da Covid-19, o América viajou para Pernambuco, onde treinou isolado após testar seus atletas e comissão.

De acordo com o presidente do clube, Leonardo Bezerra, a última partida disputada pela Copa do Nordeste, em que o América perdeu para o Fortaleza por 3 a 1, não era o foco da equipe, durante a preparação que está sendo realizada. Leonardo também afirmou que trabalhou durante a pandemia para tornar seu elenco mais competitivo.

“O América se prepara há cerca de 40 dias para essa volta. Mesmo já tendo jogado uma partida pela Copa do Nordeste, o nosso foco sempre foi o Estadual e a Copa do Brasil. Temos feito um esforço enorme para manter uma estrutura competitiva, oferecendo uma pré-temporada no estado de Pernambuco, pois, quando iniciamos os treinos, não eram liberados no RN. Temos gastos constantes com exames de Covid para monitoramento e segurança do nosso elenco. Elenco esse que procuramos reforçar tentando torná-lo mais competitivo. Esperamos que todo nosso esforço seja refletido dentro de campo e transformado em vitórias”, contou ao Agora RN.

O alvirrubro reforçou o seu elenco e dispensou alguns atletas durante a paralisação. A chegada do atacante Zé Eduardo, artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 pelo Visão Celeste e atleta do Cruzeiro (MG), é um dos destaques nas transferências americanas. Na última quinta-feira (6), o clube anunciou a chegada do atacante Thiaguinho, que estava no Retrô (PE).

ELENCO ATUAL (AMÉRICA):
Goleiros: Ewerton, Lucas Freitas, Vitor Paiva e Lucas Gomes; Zagueiros: Edson Henrique, Edimar e Alisson Brand; Laterais: Renan Luís, Carlos Renato, André Krobel, Felipe Cordeiro e Michael; Meio-campistas: Leandro Melo, Lelê, Romarinho, Fabiano, Beto, Rodrigo, Dione César Sampaio, Juninho, Wallace Rato e Felipe Guedes; Atacantes: Elias, Zé Eduardo, Thiaguinho, Adílio, Wallace, Augusto e Rômulo; Técnico: Roberto Fernandes.

JOGOS RESTANTES – estadual:
10/08 – Arena das Dunas – 20h15
América x Globo FC

15/08 – Nogueirão – 16h
Potiguar de Mossoró x América

18/08 – Arena das Dunas – 20h15
América x Palmeira

29/08 – Frasqueirão – 16h
ABC x América

ABC

Campeão do primeiro turno e atual líder da Copa Rio Grande do Norte (segundo turno), o ABC apostou na manutenção de boa parte do elenco para o restante da competição. O alvinegro contratou cinco jogadores: o goleiro Passarelli e os atacantes Danúbio, Elcarlos, Felipe Alves e Thyago.

Durante a paralisação do Estadual, o “Mais Querido” disputou apenas uma partida oficial, contra a equipe do CSA, pela Copa do Nordeste. O ABC saiu derrotado pelo placar de 2 a 0 e foi desclassificado da competição regional. Na competição local, a equipe comandada pelo treinador Francisco Diá segue invicta com oito vitórias e dois empates.

“Aos poucos, estamos fazendo jogos- treino (Globo e Palmeira) para soltar mais a equipe, para a gente chegar no começo da competição e fazer os pontos necessários para ir em busca do título. A gente não tem tempo mais para errar e pretendemos, no compromisso de quarta-feira, fazer um grande jogo e reestrear com o pé direito. Conversei também com o presidente, e a equipe precisa de mais um atacante de velocidade, precisa de um lateral esquerdo. Então, estamos vendo essas duas posições diante do nosso plantel reduzido”, destacou Diá.

Desde o dia 30 de junho, o Mais Querido vem realizando testes para Covid-19. Jogadores e membros da comissão técnica foram testados, e os protocolos de higienização estão sendo aplicado em todas as áreas do clube.

A expectativa do alvinegro é conquistar a vitória nos quatros jogos restantes para garantir a vantagem na final do segundo turno. Em caso de conquista desta fase, o ABC será consagrado campeão estadual direto.

ELENCO ATUAL (ABC): Goleiros: Rafael, Passarelli e Arthur; Zagueiros: Joécio, Vitor Salvador, Vinicius Leandro e Richardson; Laterais: Pedro Costa, Bruno Souza, Bruninho e Reginaldo; Meio-campistas: Felipe Manoel, Valderrama, Wenderson, Vinícius Paulista, João Paulo, Jailson, Cedric e Pedrinho; Atacantes: Paulo Sérgio, Berguinho, Elcarlos, Thyago, Wallyson, Danúbio, Jordan e Alisson; Técnico: Francisco Diá.

A liderança nesta fase é importante para que o alvinegro possa decidir o turno em casa. Em caso de tropeço do rival nas rodadas anteriores ao clássico, o ABC pode chegar na última rodada já com a liderança garantida.

JOGOS RESTANTES – estadual:

12/08 – Arena das Dunas – 20h15
Santa Cruz X ABC

17/08 – Frasqueirão – 19h30
ABC X Assu

22/08 – Nogueirão – 16h
Potiguar de Mossoró X ABC

29/08 – Frasqueirão – 16h
ABC X América

Ferdinando Teixeira, ex-treinador e comentarista esportivo
“O América enfrenta a dificuldade de estar atrás na tabela e ter perdido o primeiro turno. Mas acredito na boa gestão do presidente Leonardo Bezerra, junto com o seu vice. Eles montaram uma equipe forte para superar as dificuldades. Na questão financeira, o time tem menos problemas que o ABC. Tenho grandes expectativas para este retorno. Precisamos ver como eles estão.”

Fernando Amaral, apresentador do Universidade do Esporte (88,9 FM)
“O ABC é uma incógnita para todo mundo. Esteve mais tímido nas contratações, não trouxe um grande nome. Ainda assim, o ABC é uma equipe forte, que tem sim todas as condições, com o elenco que montou, de fazer uma boa campanha neste último turno do campeonato.”

Allison Bezerra, torcedor do ABC
“O ABC vinha muito bem antes da parada do futebol. Infelizmente, agora nessa volta, tivemos dois confrontos que não foram dos melhores: CSA pela Copa do Nordeste e jogo-treino contra o Globo. Mas, as expectativas estão boas pois o plantel foi mantido. O time deve conseguir voltar a jogar bem no decorrer do campeonato.”

Guilherme Souza, torcedor do América
“A qualidade do elenco é algo que rega as esperanças do torcedor com relação ao acesso à Série C (Brasileirão). No Estadual, poderíamos ter sido campeões do primeiro turno se não fosse a junção de erros pontuais. Esperamos acima de tudo que os atletas estejam comprometidos. Nosso grupo da Série D tem clubes que podem nos dar um pouco de trabalho, mas há chances reais de sairmos dessa situação se todos tiverem o mesmo propósito e dedicação.”

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.