BUSCAR
BUSCAR
Quimioterapia
Após diagnóstico, locutor Asa Branca irá tratar tumor maligno na garganta
Esse tipo de câncer acomete mais pacientes soropositivos, caso de Asa Branca, diagnosticado com o vírus em 2007
Por Redação
11/05/2017 | 19:23

Após uma bateria de exames como ressonância, PET-Scan e sangue, o locutor Asa Branca recebeu na quarta (10) seu diagnóstico: tem um câncer maligno de orofaringe, localizada na parte de trás da boca. A doença inclui a língua, a amígdala e as partes lateral e posterior da garganta. Por estar em estágio avançado, ela não pode ser removida por uma cirurgia. O tratamento irá consistir em radio e quimioterapia, administradas simultaneamente. Os médicos não sabem precisar quantas sessões de químio serão necessárias. Na semana passada, Asa Branca tomou morfina para debelar uma crise de dor. A abertura da boca na hora de se alimentar tem ficado comprometida.

“Vou enfrentar essa batalha como tantas outras vencidas por mim”, diz Asa Branca, na porta do Instituto do Câncer, na Avenida Doutor Arnaldo. Nos próximos dias, será preciso remover alguns dentes antes de tomar os medicamentos. “Deus estará conosco mais uma vez”, emociona-se Sandra, mulher do locutor.

Esse tipo de câncer acomete mais pacientes soropositivos, caso de Asa Branca, diagnosticado com o vírus em 2007. O tumor não será a única doença oportunista a ser enfrentada por ele. Em 2013, o maior ícone dos rodeios passou 83 dias internado para tratar uma criptococose, conhecida como doença do pombo. Ao todo, se submeteu a seis cirurgias no cérebro.

Asa Branca tinha convites para fazer apresentações em países como Itália, França, Inglaterra e Bélgica nos meses de junho e julho. “Não vai ser desta vez que pisarei na Europa”, conta. “Mas ano que vem, quando estiver curado, eu vou. Já domei muito touro, não vai ser o câncer que irá me derrubar.” Asa e a mulher procuram uma casa para alugar na região de Cotia. Com o tratamento, que deve começar nos próximos dias, o locutor pode ficar afastado de suas apresentações por um tempo. “Estou preocupado com a questão de dinheiro, de passar apertado.”

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.