O potiguar André Cândido apresenta nesta quinta-feira 1º, em Natal, um método de treinamento baseado na experiência que acumulou ao longo da carreira no setor de vendas. A atividade ocorre no Dia do Vendedor, das 18h às 22h, no auditório da Arena das Dunas.
A trajetória de André começou ainda na infância, quando acompanhava o pai, que trabalhava como feirante em Natal. Depois, atuou como garçom e passou a trabalhar com treinamentos corporativos, capacitando profissionais e líderes de empresas do Rio Grande do Norte.

A experiência também levou André a desenvolver negócios próprios e um método de vendas que, segundo ele, tem como base três pontos: mentalidade, rotina e ferramentas.
“Na Feira, meu pai me ensinou que o bom vendedor olha nos olhos, entende o que o cliente precisa antes de oferecer o produto e nunca se deixa abalar por um ‘não’. Hoje o balcão mudou, é digital, mas a essência é a mesma”, afirma.
Vendas além do balcão
Para André, as mudanças provocadas pela tecnologia alteraram a forma como vendedores se relacionam com os clientes, mas não eliminaram aspectos como escuta, relacionamento e confiança.
“A tecnologia pode organizar processos, acelerar tarefas e ajudar a entender melhor o consumidor. Mas quem cria conexão, entende a necessidade e transmite confiança continua sendo o vendedor”, afirma.
Atualmente, ele também utiliza ferramentas digitais e inteligência artificial na rotina de vendas e defende que esses recursos sejam usados para facilitar tarefas e melhorar o atendimento, sem substituir a relação com o consumidor.
Orientações para quem está começando
Entre os pontos que serão apresentados no treinamento estão a importância da escuta ativa, o conhecimento sobre o cliente, o acompanhamento das metas, o pós-venda e a preparação para lidar com recusas durante as negociações.
André também recomenda que profissionais usem a tecnologia para automatizar tarefas administrativas e tenham mais tempo para atividades que dependem da interação direta com o cliente.
O encontro terá ainda orientações para quem está começando na profissão. Parte dos ingressos foi disponibilizada por valor simbólico.
Mercado de trabalho
A atividade de vendas está presente em diferentes áreas do comércio e dos serviços. Dados da Pesquisa Anual de Comércio (PAC), do IBGE, apontam que o setor comercial reunia cerca de 10,5 milhões de pessoas ocupadas em 2023. Do total, 72,7% estavam no varejo e 18,7% no atacado.
A profissão também passou por mudanças com o crescimento das vendas pela internet, redes sociais e outros canais digitais. Para André, a adaptação a essas ferramentas precisa ocorrer sem deixar de lado a relação direta entre vendedor e consumidor.
Serviço
Evento: Dia do Vendedor – “Porque vender é uma arte”
Data: quinta-feira, 1º de outubro de 2026
Horário: das 18h às 22h
Local: Auditório da Arena das Dunas, Natal
Palestrante: André Cândido
Inscrições: andrecandido.com.br – Vender é uma Arte
Temas:
- Mentalidade, hábitos e relacionamento;
- Rotina de vendas;
- Ferramentas digitais;
- Atendimento e negociação.