BUSCAR
BUSCAR
Cooperativa
Sicoob isenta cooperados de tarifas no cheque especial
Instituição é reconhecida por ofertar condições mais competitivas, contribuindo por maior justiça financeira no mercado brasileiro. Nova taxa está autorizada pelo Banco Central desde segunda-feira
Redação
10/01/2020 | 04:00

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que tem atuação no Rio Grande do Norte, anunciou esta semana que não vai cobrar de seus cooperados tarifas pela disponibilização de cheque especial. A cobrança está liberada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) desde a última segunda-feira, 6.

A autorização para cobrança de tarifa veio na esteira da decisão do CNM de limitar os juros do cheque especial em 8% ao mês. A taxa, que pode ser cobrada pelas instituições financeiras inclusive nos meses em que os seus clientes não usem o cheque especial, pode ser de até 0,25% ao mês para o valor de limite que ultrapassar R$ 500.

Apesar de a limitação nos juros do cheque especial ter começado a valer só no início deste ano, o Sicoob já pratica taxas menores que as do mercado. A instituição praticou, de janeiro a novembro de 2019, uma taxa média de 5,7% ao mês, enquanto que os demais players cobraram em média 12,4%.

De acordo com o Sicoob, a decisão de isentar os cooperados da nova tarifa autorizada pelo CNM e regulamentada pelo Banco Central está alinhada com a trajetória da instituição, que “há mais de duas décadas é responsável por entregar serviços e produtos financeiros com grande responsabilidade socioeconômica”.

“Temos como missão facilitar o acesso a produtos e serviços financeiros, equilibrando as médias cobradas pelo mercado e gerando uma maior justiça financeira nas comunidades e regiões nas quais atuamos”, explica Francisco Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação.

O executivo complementa que, além disso, o Sicoob trabalha sempre ao lado do Banco Central em prol do consumidor final, principalmente, em relação as linhas de créditos mais utilizadas pelos brasileiros.

No posto de quinta maior rede de atendimento do País, a instituição inaugurou, nos nove primeiros meses de 2019, 239 novos pontos, investindo mais de R$ 500 milhões nas novas unidades, bem como na ampliação e modernização dos postos já estabelecidos. O Sicoob reúne 4,6 milhões de cooperados e está presente em 1.795 municípios brasileiros, com 3.138 agências e mais 20 mil pontos da Rede Banco24Horas. Destaca-se, ainda, como a única instituição financeira em 294 cidades do País, sendo a única marca a prestar serviços financeiros a estas comunidades.

As cooperativas integrantes do Sicoob oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Mais informações podem ser consultadas no site www.sicoob.com.br.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.