BUSCAR
BUSCAR
Petróleo

Petrobras confirma descoberta de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas

Poço Morpho fica a 175 quilômetros da costa do Amapá; estatal ainda avaliará dimensão e viabilidade econômica da acumulação
Agora RN
17/08/2026 | 21:53

A Petrobras confirmou a descoberta de petróleo no poço exploratório Morpho, localizado no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas. A área integra a Margem Equatorial brasileira e fica em águas profundas da costa do Amapá.

Identificado tecnicamente como 1-BRSA-1405-APS, o poço está situado a aproximadamente 175 quilômetros do litoral amapaense. A perfuração ocorre em uma lâmina d’água de cerca de 2.886 metros.

Sonda NS-42 utilizada pela Petrobras na perfuração do poço Morpho, em águas profundas do Amapá
Sonda NS-42, utilizada pela Petrobras na perfuração do poço Morpho, em águas profundas da costa do Amapá — Reprodução

A descoberta representa a primeira identificação de petróleo pela Petrobras em águas profundas da costa do Amapá. A companhia considera a Margem Equatorial uma nova fronteira exploratória relevante para a recomposição de suas reservas e para a segurança energética do Brasil.

“Nosso otimismo em relação à Margem Equatorial brasileira se confirma hoje. Essa primeira descoberta na costa do Amapá é resultado da dedicação e da competência da Petrobras, que está comprometida com a recomposição das reservas de petróleo e com a segurança energética do país”, afirmou a presidente da estatal, Magda Chambriard.

Petrobras ainda avaliará descoberta

A identificação de petróleo não significa que a área esteja pronta para entrar em produção. O poço Morpho permanece em fase exploratória, destinada à obtenção de informações geológicas e à avaliação das características do reservatório.

Os dados recolhidos durante a perfuração serão analisados pela equipe técnica da Petrobras. Os estudos deverão indicar a dimensão da acumulação, as condições dos fluidos encontrados e a eventual viabilidade econômica de um projeto de produção.

Até a conclusão dessa avaliação, não há estimativa oficial sobre o volume de petróleo existente no local nem previsão para o início de uma possível exploração comercial.

Poço fica distante da foz do rio Amazonas

Apesar de estar localizado na bacia sedimentar denominada Foz do Amazonas, o poço Morpho não fica na desembocadura do rio. Segundo informações divulgadas pela Petrobras durante o processo de licenciamento, o bloco está a aproximadamente 500 quilômetros da foz do Amazonas.

A perfuração foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis após o processo de licenciamento ambiental. A Petrobras recebeu a licença de operação em 20 de outubro de 2025 e iniciou os trabalhos exploratórios na mesma data.

Antes da emissão da licença, a estatal realizou uma Avaliação Pré-Operacional para demonstrar a capacidade de resposta a emergências e de atendimento à fauna. O exercício foi acompanhado pelo Ibama.

Margem Equatorial está nos planos da Petrobras

A Margem Equatorial brasileira compreende áreas marítimas entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. A região reúne as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar.

No Plano de Negócios 2026-2030, a Petrobras indicou a intenção de perfurar 15 poços na Margem Equatorial. O Morpho é o primeiro de um compromisso de oito perfurações em águas profundas do Amapá.

A continuidade dos projetos dependerá dos resultados técnicos obtidos, dos processos de licenciamento ambiental e da avaliação econômica de cada área.