BUSCAR
BUSCAR
Desempenho
Comércio varejista potiguar cresce em outubro e tem o melhor resultado do ano, aponta IBGE
Em relação a outubro de 2018, crescimento total do setor potiguar foi de 3,9%
Redação
12/12/2019 | 03:00

As vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte cresceram 1,5% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo IBGE. O resultado é a terceira alta seguida no índice em 2019, mas que ainda não tira o setor do vermelho, ao registrar 0,1% negativo no acumulado de todo o ano.

Com relação ao mês de outubro de 2018, o crescimento total do setor potiguar foi de 3,9%. De acordo com o levantamento, os números locais ficaram acima da média nacional, que cresceu tímidos 0,1% em outubro, na comparação com setembro.

Ainda de acordo com a pesquisa, seis das oito atividades pesquisadas registraram altas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), combustíveis e lubrificantes (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%), móveis e eletrodomésticos (0,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%), tecidos, vestuário e calçados (0,2%).

Já o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, após avançar 4,0% entre maio e setembro, mostrou variação próxima à estabilidade (-0,1%), enquanto as vendas do segmento de livros, jornais, revistas e papelaria caíram 1,1% frente a setembro passado.

Na avaliação da gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o varejo está encerrando 2019 melhor do que iniciou. “Isso por conta do quadro conjuntural mais favorável ao consumo, com uma melhora no mercado de trabalho, apesar de predominar a informalidade, e na massa de rendimentos.

A liberação do FGTS e a inflação controlada também impulsionaram as vendas. Além disso, houve um aumento na concessão de crédito para pessoa física, o que estimula a aquisição de bens duráveis”, encerrou.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.