BUSCAR
BUSCAR
Apoio emocional

Natal oferece apoio psicológico para enfrentar luto e prevenir adoecimentos mentais

Centro de Referência em Luto atende de forma gratuita e destaca a importância do acompanhamento psicológico para quem lida com perdas significativas
02/11/2024 | 15:32

O Centro de Referência em Luto (CRLuto), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, oferece apoio a pessoas que estão lidando com perdas por morte, especialmente aquelas em risco de adoecimento psíquico ou Transtorno de Luto Prolongado.

Sediado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Candelária, o CRLuto atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, por demanda espontânea.

luto cemitério morte reprodução
O luto é um processo complexo que envolve reações emocionais, físicas, cognitivas e espirituais diante da perda de um vínculo significativo. | Foto: Reprodução

O luto é um processo complexo que envolve reações emocionais, físicas, cognitivas e espirituais diante da perda de um vínculo significativo. Embora a tristeza seja a reação mais visível, as experiências de luto são diversas e influenciadas por múltiplos fatores.

Desde 2022, o CRLuto tem se dedicado a fornecer cuidados especializados, oferecendo acolhimento e acompanhamento psicológico como medidas essenciais para prevenir agravamentos da saúde mental.

A psicóloga Millena Câmara, idealizadora e responsável pelo CRLuto, destaca a importância de buscar ajuda quando a dor da perda se torna insuportável ou interfere na vida cotidiana.

“Quando o enlutado tem dificuldades para lidar com essa vivência ou apresenta reações intensas que comprometem sua vida, o acompanhamento psicológico é fundamental para cuidar do indivíduo em seu sofrimento e prevenir adoecimentos físicos ou psíquicos”, explica.

Luto e saúde mental

O CRLuto funciona em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NUAVV), e se concentra na saúde mental de indivíduos que enfrentam perdas potencialmente traumáticas.

estudo luto Depressão, suicidio
O estado de luto pode minar a saúde mental das pessoas e a busca por ajuda é essencial para enfrentar esse momento. | Foto: Reprodução

O centro prioriza situações de perdas violentas, como homicídios, suicídios e lutos parentais e perinatais, além de auxiliar outras secretarias a lidar com crises e emergências relacionadas ao luto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS