O nome é forte. ÍRIS PIMENTA, 41. Graduada mestre e doutora em administração, ela começou a vida profissional cedo, na agência de turismo da mãe adotiva, a Pimentur. Mas logo se viu apaixonada pelas salas de aula. Começou como professora substituta da UFRN em Currais Novos até receber o convite para atuar no Instituto Metrópole Digital, onde está há 11 anos e hoje ocupa o cargo de diretora adjunta, além de coordenar projetos de inovação tecnológica, tanto com iniciativa pública quanto a privada. É uma apaixonada confessa por tecnologia, especialista em T.I. e em Experiência do Usuário pela PUC RS. Lava sua inteligência e sagacidade, associada à inquietude, para todas as áreas da vida. É aquela que não para, com dias sempre corridos e cujas brechas na agenda logo são preenchidas com atividades físicas – da dança ao vôlei – e com momentos em família, dos quais não abre mão. É casada e apaixonada por André Gurgel, também docente da UFRN, e mãe de Arthur, de 11 anos. Aliás, a maternidade em sua vida é um capítulo à parte. Leva a função de mãe muito a sério e com absoluta dedicação. Ver o “Galego” crescer cheio de curiosidade pela vida, mantendo um sorriso largo e o amor pela família, preenche seu coração. Pimentinha, como é chamada pelas amigas, não é das figuras notívagas. Gosta mesmo é de uma boa noite de sono e também de cozinhar e tocar violão. Mas é no papel de amiga que brilha e se destaca. É das que é capaz de te carregar nos ombros, a que incentiva, faz rir, a que capricha quando te recebe em casa e a que também sabe o momento certo de dar bronca. Íris Pimenta é também a que acredita no potencial do RN no segmento de tecnologia e startups. Uma sonhadora que sonha pelos outros e para todos. Uma pimenta mais doce que ardida.
Como é atuar no ramo da tecnologia?
Sempre fui apaixonada pela área. Quando fazia administração, já me encantava com o processo de interação com tecnologia, buscava entender como as pessoas interajam com as tecnologias que vão surgindo. Na graduação, o meu trabalho de conclusão de curso foi a interação da terceira idade com terminais de autoatendimento, sempre com o olhar de compreender como a tecnologia muda a nossa rotina e como ela transforma também as relações. Nunca fui da área do desenvolvimento, de desenvolver software, até pela minha formação base.

Como analisa o mercado?
Vejo um mercado crescente de startups de tecnologia. Somos uma cidade do sol e mar que vende o turismo, belas praias… e a gente precisa também agora entender que a gente vende tecnologia. Temos startups que vendem soluções no Brasil e no mundo. São mais de 200 empresas credenciadas ao parque tecnológico, 50 no nosso programa de incubação, tudo isso levando o nome do nosso estado para o Brasil e para o mundo. Então, acho isso super importante. Mas para isso acontecer, é preciso investir em capital humano. É onde entra o IMD, que dá toda a base formativa.
Quem te inspira?
Ah, eu tenho tantas inspirações. Minha mãe, Dona Selva Pimenta, uma mulher tão forte, que leva a família, cuida de todo mundo, é uma inspiração muito importante. Meu chefe, professor Ivonildo Rêgo, três vezes reitor da UFRN, atual diretor do Instituto Metrópolis Digital… Ele é um homem incrível porque tem uma visão para o IMD, para a universidade, que é encantadora, assim como a forma como ele pensa, planeja e executa as ações.
O que é proibido para você, o que te faz feliz e com o que sonha?
Proibido para mim é mentira, é enganar, algo muito ruim em todos os âmbitos. Eu sempre trabalho na base da transparência… Me faz feliz ver meu filho se desenvolvendo, crescendo, criando responsabilidade… e assim se tornando um rapazinho. Me faz muito feliz saber que o esforço está dando certo. Sonho que eu ainda quero realizar? Ai… Essa aí é uma pergunta difícil. Não sei ainda.
O que a maternidade significou para você?
A maternidade para mim significa uma responsabilidade muito grande, um amor que a gente não consegue, de fato, explicar. Como é amar um filho, como é cuidar de um filho, a questão desse cuidado, de estar próximo e tentar não ficar tão ausente e curtir as etapas… Hoje Arthur tem 11 anos e, nossa, passa muito rápido.
Qual o grande problema da atualidade?
Um problema sem precedentes é a questão do uso intensivo e sem limites de telas por crianças e adolescentes. Para mim, é um problema geracional. As crianças não têm mais paciência, não sabem mais esperar, têm dificuldade de entender o outro e isso está muito focado na telas.
O que as pessoas não sabem sobre você?
Eu acho que muitas pessoas não sabem que eu tenho uma irmã gêmea. Quando eu falo, as pessoas acham que é brincadeira, mas é verdade: ela existe! Fomos criadas separadas porque eu fui adotada por um tio, irmão do meu pai. Só com 17 anos que minha irmã veio morar conosco.
O que diria para sua versão mais jovem?
Diria ‘vamos ter a calma, vai dar certo’. Acho que eu sempre fui muito acelerada. Eu diria para ter um pouquinho de calma que as coisas vão acontecer.
O que é sabedoria?
Sabedoria hoje é ter calma. Ter calma para analisar e decidir. Acho que antes eu era muito impulsiva, ansiosa, fazia tudo rápido. A sabedoria e a maturidade me ensinaram a ser sábia no sentido de ter mais calma. Esperar, analisar, conversar para então seguir.
SAIBA TUDO
Dia 9 próximo as empresária Thaysa Flor e Palone Leão, junto com a médica Lisieux Nobrega, promovem uma tarde especial na Donna Donna com a temática Apaixone-se por Você, reunindo grupos de mulheres num talk a partir das 15h. Certeza de uma tarde especial e encantadora.
O amigo Matheus Adma vai integrar a produção do Fashion Show Cup Miami, considerado um dos eventos de luxo mais exclusivos dos Estados Unidos, que une moda, arte e entretenimento e que terá participar do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e o modelo e DJ Jesus luz.
A Rota da Doçura começou com o Sweet Coffe Week, que vai até o próximo dia 14 de junho. São mais de 20 participantes em toda Natal oferecendo combos a R$ 38,90 inspirados e comemorativos à edição de 10 anos do evento, idealizado por Eline Eulália.
A ClickMassa, empresa nascida no RN, foi uma das vencedoras do programa Os Caras do Pix, exibido pelo canal O Foco, no YouTube. Representada pelo empresário André Cândido, a startup conquistou jurados e garantiu parte de um prêmio de R$ 500 mil, além da entrada de novos sócios estratégicos no negócio.
Empresários, gestores e empreendedores selecionados participam da 1ª edição do Em Movimento Business | Conexões & Negócios, dia 10. no Sebrae. Em parceria com a Desenvolve RN, trata de gestão, crescimento empresarial, acesso a crédito.