Em viagem de férias na Itália, o prefeito Álvaro Dias foi informado que o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) emitiu o relatório de auditoria nº 078/2023, recomendando a reprovação das contas de sua gestão no exercício de 2019. A decisão será analisada pela nova composição da Câmara Municipal de Natal, que toma posse no próximo ano.
“Após a análise da s evidências obtidas, com base nos procedimentos aplicados e no escopo selecionado para a análise, devido à relevância dos possíveis efeitos decorrentes dos achados consignados neste relatório, propomos a emissão de parecer prévio pela desaprovação das Contas de Governo do Chefe do Poder Executivo de Natal, atinentes ao exercício financeiro de 2019”, aponta o documento do TCE.
Caso um terço da Câmara acompanhe o parecer do tribunal, Álvaro Dias perderá seus direitos políticos. Contudo, se os vereadores rejeitarem o relatório técnico, ele poderá disputar as eleições de 2026 sem restrições.
IMAGEM
Ainda durante a viagem, Álvaro Dias entregou ao Papa Francisco uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. A obra foi produzida pelo artista potiguar Ambrósio Córdula, de Acari, no Seridó do RN.
NOVA BANCADA
O prefeito em exercício, Ériko Jácome (PP), reuniu-se no salão nobre do Palácio Felipe Camarão com nove vereadores eleitos para a próxima legislatura: Anne Lagartixa, Fulvio Saulo, Tony Henrique, Subtenente Eliabe, Pedro Henrique, Cláudio Custódio, Irapoã, Daniell Rendall e Léo Souza. Todos manifestaram apoio à reeleição de Ériko como presidente da Câmara para o biênio 2025-2026.
2026
Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra começa a ser apontado como possível candidato ao Governo do Estado em 2026. Jovem e com forte presença nas redes sociais, Allyson já sinaliza seu interesse ao estreitar laços políticos, recebendo apoio de prefeitos como Professora Nilda (Parnamirim) e Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante). Allyson projeta uma ampla vantagem em Mossoró, com estimativa de 100 mil votos de maioria contra adversários, consolidando-se como um nome de peso na corrida eleitoral.
CONSTRUÇÃO
A articulação de Allyson Bezerra avança na região metropolitana. Com os apoios de Nilda e Jaime Calado, que lideram dois dos maiores colégios eleitorais do RN, o prefeito mossoroense fortalece sua base para a disputa estadual.
UNANIMIDADE
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) será o candidato da bancada potiguar para presidir a Câmara dos Deputados em 2025. O apoio unânime foi reforçado em encontro que reuniu Paulinho Freire (União Brasil), Fernando Mineiro (PT), João Maia (PL), Robinson Faria (PL), Benes Leocádio (União Brasil), Sargento Gonçalves (PL) e General Girão (PL). Natália Bonavides (PT) e Carla Dickson (União Brasil), ausentes na reunião, também confirmaram voto em Hugo.
RESSENTIMENTO
Documentos da Polícia Federal revelaram anotações que indicam ressentimento de militares bolsonaristas com o senador Rogério Marinho (PL). A insatisfação seria causada por sua postura contrária à tentativa de golpe em 2022. Em mensagens de Mauro Cid ao general Braga Netto, consta: “Ressentimento com a parte política da direita: Rogério Marinho”.
CALADOS
Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR), cotados como possíveis candidatos da direita à Presidência em 2026, não comentaram o relatório da Polícia Federal que apontou Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas como envolvidos na trama golpista de 2022.