O senador Rogério Marinho (PL) definiu uma espécie de maratona. Disse que era preciso que os nomes da oposição à governadora Fátima Bezerra se despissem de vaidades. “Aquele que tiver as melhores condições será o candidato”, afirmou a este jornal. Claro que ele está buscando um alinhamento em torno de seu nome. Para isso, já se antecipou na tentativa de neutralizar adversários dentro do próprio campo.
O nome mais competitivo e que incomoda Marinho é o do prefeito Allyson Bezerra (UB). O prefeito, por sua vez, evita anunciar seu nome na corrida para 2026, mas outros o fazem. Líderes de vários municípios organizam périplo a Mossoró para encontrá-lo. Ele, da mesma forma, também visita lideranças (inclusive, esteve este fim de semana em Tibau com a prefeita da cidade e a de Pau dos Ferros). Enquanto isso, Rogério expõe soberba.
Marinho se coloca como aquele que vai definir quem será o nome da oposição. “Temos que conversar, alinhar nossas ideias e formar um time forte”, disse. Emite sinais de escantear o ex-senador José Agripino da direção do União Brasil e assim encurralar os nomes ascendentes do partido, como Allyson. O senador come pelas beiradas para impor o seu nome enquanto exige “maturidade política e desprendimento” dos demais.
FRIO NOS STATES
Um grupo de parlamentares foi aos Estados Unidos representando mais a extrema-direita brasileira do que o Parlamento brasileiro. O deputado Sargento Gonçalves (PL) foi um dos que decidiram colocar o boné que enaltece a América, manifestação de patriotismo da pátria alheia, e passar frio de menos 10 graus em Washington.
VOOS COMERCIAIS EM MOSSORÓ
Embora a Câmara de Mossoró não tenha entrado na questão da suspensão dos voos comerciais, sobretudo da Azul, um vereador chama a atenção. Thiago Marques (SDD) tem enviado ofícios a autoridades políticas locais e nacionais, buscando apoio e soluções efetivas para reverter a decisão. Tem recorrido até mesmo à governadora Fátima Bezerra.
CONCURSO DA UERN
A Uern decidiu, no fim da semana passada, suspender o concurso para professor a fim de apurar denúncia de vazamento de dados dos candidatos. O Idecan, por sua vez, se manifestou contrariando a acusação, que chamou de “inconveniente”, e que “não interfere em nada na lisura e confiabilidade do certame e confia na reversão da decisão, respeitando a vontade dos 1.269 candidatos que realizaram os exames”.
SECRETARIADO DE ALLYSON
O prefeito Allyson Bezerra fez novos anúncios de sua equipe de auxiliares. Permanecem Raul Santos na Procuradoria-Geral e Pedro Fernandes na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Rodrigo Forte, antes consultor-geral, assumirá a Secretaria de Governo. A previsão inicial é que até o fim de semana todos os demais nomes estejam definidos.
NOME DO PT PARA O GOVERNO
O ex-senador Jean-Paul Prates reapareceu concedendo entrevista à imprensa e analisando o cenário para 2026. Afirmou que o nome do vice-governador WalterAlves surge como favorito do campo progressista por conta “escassez de potenciais, e rivalidades internas” no PT. E que não há outra saída para o PT e para esquerda potiguar que não seja o MDB.
LULA NO RN
O presidente Lula estará no RN em março para a entrega da Barragem de Oiticica, segundo anunciou a governadora Fátima Bezerra.