BUSCAR
BUSCAR
Coluna Opinião

Conversas de varandas: Rogério Marinho quer Álvaro Dias senador em sua chapa, ao lado de Styverson

Leia a coluna de Opinião desta quinta-feira 16
Redação
16/01/2025 | 05:23

No Litoral Sul, ontem, com o mar de testemunha, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) teve uma conversa com o senador Rogério Marinho (PL) sobre 2026. O deputado estadual Adjuto Dias estava acompanhando a conversa, além do assessor político Genildo Pereira, que foi auxiliar da Prefeitura do Natal, na gestão passada. Rogério quer retomar as conversas amistosas com Álvaro como aconteceu em 2022. Houve um afastamento dos dois após a campanha estadual, pois o ex-prefeito acusou na imprensa, o ex-ministro de ter pedido ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para cancelar convênios com a Prefeitura de Natal, o que gerou um prejuízo da ordem de R$ 40 milhões.

Borracha nesses episódios e foco para 2026. Rogério convidou Álvaro Dias para ser o candidato ao Senado pelo PL, numa chapa que ainda terá o senador Styverson Valetim (Podemos), como candidato à reeleição. Álvaro vai analisar a possibilidade de trocar de partido, já que o deputado federal Robinson Faria vai assumir o Republicanos. Rogério garantiu o teto do fundo partidário a Álvaro e juntava novamente o grupo político, que deu vitória ao prefeito Paulinho Freire (União Brasil), ano passado. Assim, ficaria a chapa fechada: Rogério (governo), Styverson e Álvaro Dias (senadores).

POESIA

Álvaro Dias (Republicanos) e Adjuto Dias conversou com o senador Rogério Marinho (PL) / Foto: reprodução
Álvaro Dias (Republicanos) e Adjuto Dias conversou com o senador Rogério Marinho (PL) / Foto: reprodução

“Uma manhã e tarde à beira mar, embalada pela agradável brisa marítima. O mar à nossa frente, sendo sempre um reflexo da grandeza de Deus com sua imensidão e profundidade, renovando o espírito, recarregando energias e acalmando a alma e o coração!”, foi a frase poética que Álvaro Dias escreveu ontem, no seu feed do Instagram. Vale lembrar, que o ex-prefeito é desde 2023, imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).

PL

Sonho de Rogério Marinho é aglutinar Adjuto Dias na nominata do PL, aumentando assim a bancada na Assembleia Legislativa. Sabe-se que a deputada Terezinha Maia já pensa em trocar o PL pelo PSD, facilitando sua aliança com a senadora Zenaide Maia e com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. Terezinha sabe que se ficar no PL, não tem chances de reeleição.

SEM REPERCUSSÃO

Como anda com pé atrás, Rogério Marinho evitou publicar fotos do almoço com Álvaro Dias. Nada em suas redes sociais. Vai esperar o tempo que deu ao ex-prefeito de Natal para deixar de ser candidato a governador, e anunciar que topa ser o senador da chapa. Sabe-se que o chef Washington Dantas fez os pratos do almoço de ontem.

FEMURN

Terminada a primeira eleição eletrônica da Federação dos Municípios. O ex-prefeito Babá Pereira volta a comandar, com o apoio dos senadores Rogério Marinho e Styverson Valentim. Babá teve 109 votos, o prefeito Pedro Henrique foi votado por 52 colegas. Já seis municípios preferiram não adicionar o voto: Serra Negra do Norte, Monte Alegre, Jucurutu, Boa Saúde, Pilões e Alto do Rodrigues foram os que não quiseram votar.

EUFORIA

A oposição venceu o Governo Fátima com os prefeitos ontem, depois de amargar duas grandes derrotas ano passado: a do deputado Gustavo Carvalho (PL) como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e o aumento do ICMS, que tanto o senador Rogério Marinho articulou junto a bancada na Assembleia Legislativa, para desaprovar.

AUSENTE

Fora das articulações e envolvimento na eleição da FEMURN, o deputado federal Benes Leocádio (União Brasil) parabenizou o agora novo presidente Babá Pereira. É que os prefeitos da chapa concorrente: Pedro Henrique (Pedra Grande) e Mariana Almeida (Pau dos Ferros) também são aliados de Benes. “Babá, conte comigo e com o nosso mandato para somar nessa missão de fazer o melhor pelos municípios do nosso Rio Grande do Norte”, disse o deputado, que também já presidiu a entidade quando prefeito, e como ex-prefeito.

EXEMPLO

Babá Pereira até negou durante a campanha pelo Femurn, que poderia concorrer a deputado federal do PL, em 2026. Mas, prefeitos aliados da região do Potengi, começam a incentivar o projeto futuro. Rogério quer eleger alguém mais ligado como deputado federal. E já disse internamente que o escolhido não será o primo, o ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho.

Os bastidores da eleição da AMLAP: vitória cantada e derrota nas urnas
Leia a coluna de Opinião desta sexta-feira 10
10/01/2025 às 05:38
Governadora prestigia encerramento da Festa de Santos Reis
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:40
Novos prefeitos declararam emergência administrativa e financeira
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:29
Sucessão na AMLAP gera polêmica
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 16:02
Praça dos Três Poderes recebe ato de recuperação e memória democrática
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:47
Felipe Alves prefere ser secretário a vereador
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:43