BUSCAR
BUSCAR
Coluna

Robinson desmente especulações e confirma que vai trocar o PL pelo Republicanos, e não pelo PP

Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 22
Opinião
22/11/2024 | 06:46

Uma especulação que não foi desmentida de público ganhou corpo nos bastidores e na imprensa potiguar nos últimos dias. Segundo ela, o deputado federal Robinson Faria, que pediu desligamento por justa causa do PL, iria assinar a ficha do PP, mesmo movimento feito pelo deputado federal João Maia, ano passado.

Porém, vários prefeitos ligados a Robinson que foram a Brasília nesta semana fizeram revelações à Coluna Opinião. Na verdade, o deputado vai assinar a ficha do Republicanos e assumirá o comando da sigla no Rio Grande do Norte, substituindo o atual, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que deixa o cargo no fim do próximo mês.

Robinson confirma que vai trocar o PL pelo Republicanos - Foto: Reprodução Instagram
Robinson confirma que vai trocar o PL pelo Republicanos - Foto: Reprodução Instagram

O projeto prioritário nacional do Republicanos é eleger a bancada federal na Câmara dos Deputados. Álvaro declarou que pretende concorrer ao Governo ou ao Senado. Apesar de Robinson garantir que vai assumir o comando local do Republicanos, a comissão estadual foi renovada nesta semana. Agora, o mandato de Álvaro como presidente vai até outubro de 2026, ou seja, após o pleito que vai escolher governador, os dois senadores e seus suplentes, oito deputados federais e 24 estaduais. Mas, trata-se de uma comissão provisória, e não diretório. Fica a dica!

ESTRATÉGIA

Robinson Faria aposta na eleição do deputado federal Hugo Mota (Republicanos) para a presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro. Hugo é do estado vizinho da Paraíba e amigo do ex-deputado Fábio Faria, filho do ex-governador. Robinson garantiu a prefeitos aliados que vai assumir o comando da sigla e convidou vários novos gestores para somar com o Republicanos, hoje apenas com 4 prefeitos.

CONVERSA A LIMPO

Em Brasília, Robinson Faria teve uma conversa com o deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome, que vai para o PL do senador Rogério Marinho. Existe uma especulação no Alto Oeste Potiguar de que Kerginaldo vai fazer uma nova dobradinha com Ivanilson do Ouro, que agora iria para federal. Ivanilson vem sendo estimulado a trocar o União Brasil pelo PL e ganharia prefeitos de Tenente Ananias, Marcelino Vieira e Venha Ver, hoje com Robinson. Dr. Kerginaldo só escuta Rogério, dizem os amigos dele.

ESPAÇOS

O ex-senador José Agripino Maia viajou para João Pessoa no feriadão. Ele não esconde o desejo de indicar Carlson Gomes para permanecer na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O problema é que o prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) já tem um nome de preferência para a pasta. Paulinho não tem condições de assumir com todos os auxiliares atuais permanecendo. O novo prefeito terá 22 vereadores aliados e muitos compromissos a cumprir.

2026

Quem pergunta a Natália Bonavides (PT) sobre o futuro na próxima eleição estadual já escuta uma animação dela para o Senado, caso se confirme que a governadora Fátima Bezerra (PT) vai ficar até o fim do mandato em função de sua desaprovação na casa dos 65%. Natália tem o mandato de deputada federal garantido e não quer ir para uma aventura, como muitos petistas gostam.

PT

Internamente, os deputados estaduais Francisco do PT e Isolda Dantas já admitem concorrer a deputado federal com a intenção de Natália ser majoritária. O problema é que o PT terá que escolher um nome para disputar o Governo do Estado, para marcar posição. Neste cenário, nenhum aliado hoje quer concorrer a governador no bloco de Fátima Bezerra. A rejeição à segunda gestão da petista coloca todos no desânimo de enfrentar concorrentes como Allyson Bezerra (UB), Styvenson Valentim (Pode), Rogério Marinho (PL) e Álvaro Dias (Republicanos).

VOTO CASADO

Vendo de longe que o PT só pensa no PT, a senadora Zenaide Maia (PSD) já sinaliza compor com o prefeito Allyson Bezerra para o Governo. Caso não tenha legenda no União Brasil para tal projeção, Zenaide já abriu as portas do PSD, de olho no voto casado com Allyson para 2026.

ANISTIA

O PT apresentou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, um requerimento para que seja arquivado o projeto da anistia aos condenados pela tentativa de golpe no 8 de Janeiro. O movimento acontece após a investigação da Polícia Federal que revelou um plano golpista para assassinar o então presidente eleito Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e ministro do STF, Alexandre de Moraes, depois da eleição de 2022. O documento foi entregue pela presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), e pelo líder do partido na Câmara, deputado federal Odair Cunha (PT-MG).

Senadora Zenaide Maia já sinaliza compor com o prefeito Allyson Bezerra para o Governo
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 22
22/11/2024 às 17:37
José Agripino não esconde o desejo de indicar Carlson Gomes para permanecer na Seinfra
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 22
22/11/2024 às 14:32
Em Brasília, Robinson teve conversa com Dr. Kerginaldo, que vai para o PL
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 22
22/11/2024 às 13:32
Senado aprova projeto de lei que reformula as regras para o uso de emendas parlamentares
Leia a coluna de Opinião desta terça-feira 19
19/11/2024 às 18:00