BUSCAR
BUSCAR
Coluna Opinião

Os bastidores da eleição da AMLAP: vitória cantada e derrota nas urnas

Leia a coluna de Opinião desta sexta-feira 10
Redação
10/01/2025 | 05:38

Disputa acirradíssima na maior associação regional de prefeitos potiguares. Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) escolheu nesta quarta-feira 8 seus novos dirigentes, tanto para o biênio 2025/2026 como para os últimos anos de 2027/2028. Gustavo Santos (Nísia Floresta) empatou com o prefeito Flaviano Lisboa (Passa e Fica), mas venceu pelo critério da idade: Gustavo tem 44 anos, enquanto Flaviano tem 31. Foram 24 votos cada e um em branco. O prefeito Jeferson Gomes (Brejinho) derrotou o prefeito Felipe Menezes (Lajes), por 25 votos a 23.

O grupo que perdeu plantou na imprensa que venceria com 60% os dois biênios, e a eleição praticamente estava certa e com maioria folgada. Teve blogs que acreditou e divulgou a ladainha antes das urnas. O grupo dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styverson Valetim (Podemos) apoiaram Flaviano e Felipe Menezes. Passaram a semana precionando prefeitos, sob a coordenação do ex-prefeito Babá Pereira, que deixou a Prefeitura de São Tomé, mas articula ocupar as associações regionais com aliados, para depois comandar a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Mesmo sendo ex-prefeito, Rogério quer Babá do PL na presidência, para transformar em “comitê político” a federação, e alavancar sua candidatura a governador.

NORTE

Gustavo Santos (Nísia Floresta) é eleito para dirigir Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) / Foto: Reprodução
Gustavo Santos (Nísia Floresta) é eleito para dirigir Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) / Foto: Reprodução

O vereador Mazinho do Saci (PL) recebeu o senador Rogério Marinho e o deputado Dr. Kerginaldo Jácome, ambos do PL, em sua casa de veraneio em Tibau. Rogério não ligou para o prefeito Allyson Bezerra, nome também cogitado para ser candidato a governador. A turma do PL vem tentando alavancar o líder do bolsonarismo no RN com o discurso de direita. Mesma coisa, não deu certo em Mossoró ano passado, o candidato do PL, Genivan ficou em último lugar.

RECUPERAÇÃO

O deputado Gustavo Carvalho, líder do PL na Assembleia Legislativa entrou 2025 com uns probleminhas. Quebrou o fêmor e também atingiu o braço. Tem evitado aparecer em suas redes sociais, mas passa bem e deve se recuperar até a volta dos trabalhos legislativos.

SEM ABRAÇOS

No abraço simbólico à democracia, comandado pelo presidente Lula em Brasília, a governadora Fátima Bezerra não conseguir fazer fotos e imagens com o ídolo do PT. Durante cerimônia de memória dos ataques de 8 de janeiro de 2023, ela sentou com outros governadores de esquerda na segunda fila, e depois desceu a rampa do Palácio do Planalto. Fez imagens com ministros e parlamentares do PT. Não conseguiu com Lula e nem com a primeira-dama Janja da Silva.

COMPLETOS

Com os últimos atos publicanos no Diário Oficial, o prefeito Paulinho Freire já fechou seu secretariado e também os adjuntos. Agora faltam terminar os espaços de direção (DO) e chefias (CS), para depois entrar nos terceirizados das pastas. A ordem no Palácio Felipe Camarão é ocupar tudo. Paulinho já trabalha uma nominata e uma dobradinha: Eriko Jácome (estadual) e Nina Souza (federal).

UNIÃO BRASIL

No Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, dois declarados candidatos à presidência da República e o presidente do União Brasil terão o primeiro encontro para debater a sucessão de 2026. Está marcado para hoje um almoço entre o cantor Gusttavo Lima, o governador Ronaldo Caiado e o presidente nacional da sigla, Antonio Rueda.

BRASILEIRO

Brasileiro. Esse será a nova nomeclatura do PRTB, sigla pela qual o empresário Pablo Marçal disputou as eleições de São Paulo. O partido passará a se chamar Brasileiro, mas só quando a Justiça Eleitoral avalizar a troca, o PRTB se tornará a 11° legenda a mudar de nome desde 2017.

TAXAS PIX

As novas regras da Receita Federal para transferências financeiras não criarão impostos para o Pix, esclareceu o Fisco em comunicado. A informação falsa tomou as redes sociais depois que a ampliação da fiscalização sobre transações digitais entrou em vigor, no último dia 1º de janeiro.

Governadora prestigia encerramento da Festa de Santos Reis
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:40
Novos prefeitos declararam emergência administrativa e financeira
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:29
Sucessão na AMLAP gera polêmica
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 16:02
Praça dos Três Poderes recebe ato de recuperação e memória democrática
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:47
Felipe Alves prefere ser secretário a vereador
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:43
Felipe Alves toma posse no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 13:38