BUSCAR
BUSCAR
Heitor Gregório

Heitor Gregório – Força que já foi do PL no RN agora é da Federação União Progressista

Confira a coluna de Heitor Gregório desta sexta-feira 13
Heitor Gregório
13/06/2025 | 05:02

Em 2022, sob a liderança de João Maia, o Partido Liberal saiu fortalecido das urnas no estado: elegeu quatro dos oito deputados federais: João Maia, Robinson Faria, General Girão e Sargento Gonçalves. E ainda garantiu a eleição de Rogério Marinho para o Senado. Ou seja, metade da bancada potiguar na Câmara dos Deputados era do PL.

Mas o cenário mudou. Após a posse, Rogério Marinho assumiu o comando do partido no estado. João Maia, por sua vez, deixou o PL e migrou para o PP. E, nesta terça-feira (11), o deputado federal Robinson Faria também se filiou ao Progressistas.

homenagens4
Foto: João Gilberto

Com a formalização da Federação União Progressista, que une PP e União Brasil, o grupo agora detém novamente quatro cadeiras da bancada federal do RN: João Maia e Robinson Faria (PP), Benes Leocádio e Carla Dickson (União Brasil).

João Maia, que liderou a expressiva vitória do PL em 2022, se reposiciona para 2026 como uma peça-chave na articulação da representatividade potiguar em Brasília, agora sob uma nova sigla, mas com o mesmo peso político. E tendo ao lado o ex-senador José Agripino, reconhecido articulador político, no comando do União Brasil potiguar.

Nordestão de Tirol de cara nova

O tradicional Nordestão de Tirol, em Natal, será reinaugurado na próxima segunda-feira (16) após passar por um amplo processo de modernização.

Com 52 anos de atuação, o Grupo Nordestão, que gera quatro mil empregos diretos na Grande Natal, segue investindo forte em expansão e experiência do cliente. A loja agora contará com uma adega com espaço para consumo no local, Pet Shop, academia, nova galeria comercial e um restaurante com capacidade para 200 pessoas, entre outras novidades.

A unidade de Tirol, uma das mais emblemáticas da rede, reforça o compromisso do grupo com inovação, conveniência e qualidade no atendimento ao público potiguar.

Ministro e Governadora no Seridó

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cumpre agenda no Seridó potiguar ao lado da governadora Fátima Bezerra, nesta quarta (12) e quinta-feira (13). Eles entregam obras de infraestrutura hídrica ligadas ao Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Em Jucurutu, visitam a construção da ETA-1 da Adutora do Seridó. Já em Timbaúba dos Batistas, o ministro entrega o Açude do Riacho da Volta, anuncia a licitação da adutora local e entrega poços e sistemas de dessalinização. Segurança hídrica em pauta.

Voo com Bolsonaro, aliados e adversários

O voo da Gol que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro de Brasília para Natal, nesta quinta-feira (12), parecia mais uma sessão itinerante do Congresso Nacional. Dos 11 membros da bancada potiguar, sete estavam a bordo: os senadores Rogério Marinho e Zenaide Maia, além dos deputados federais João Maia, General Girão, Sargento Gonçalves, Carla Dickson e Fernando Mineiro.

O detalhe curioso é que o grupo misturava aliados e opositores do ex-presidente. Sinal de que, às vezes, até na política, o embarque é coletivo.

Clima de disputa

A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte, com agenda de três dias, levanta expectativas em torno dos compromissos em Mossoró. A principal dúvida nos bastidores: o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) vai dividir palanque com o ex-presidente e com o senador Rogério Marinho (PL)? Allyson é pré-candidato ao Governo. E Rogério declarou, esta semana, sem rodeios, que será candidato ao Governo do RN em 2026.

Alvo de desejo

Pré-candidato ao Governo do RN, o senador Rogério Marinho (PL) já tem um nome favorito para dividir palanque em 2026: o também senador Styvenson Valentim (PSDB), que deve disputar a reeleição.
E Styvenson mantém distância do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até o fim da tarde desta quinta-feira (12), o senador não havia marcado presença em nenhum dos compromissos públicos com o ex-presidente em solo potiguar.