Confesso que fiquei surpresa com o que vi, provei e ouvi no Festival Cave, no último sábado. Não porque duvidasse que Marcelo Gurgel e Militão Chaves seriam capazes de organizar um evento daquele quilate, mas sim porque, certamente, e de fato eles ultrapassaram todas as expectativas. Todas! Primeiro apresentaram a cidade um novo e ótimo espaço, o estacionamento da Megastore Rio Center, da Prudente de Morais e provaram que para um evento ser bom, não precisa reunir uma multidão, embora tenha atraído cerca de 650 pessoas, um público altamente seleto e adulto. Gente bonita, elegante e adepta da bebida de Bacco. Muitos que há tempos não eram vistos por aí.
A promessa era misturar boa gastronomia com o mundo do vinho. Em ambos os quesitos, acertaram! Já a partir da taça de vidro personalizada que só ficava vazia por vontade mesmo do degustador de rótulos, porque as opções nas ilhas que ofereciam espumantes, tintos, rosés e brancos, eram muitas. Por lá: NWines, Cavalleri, Grand Cru, Miolo, Wine, Evino, Wininbox e Art&Wine. Foi sem lassidão. E o que falar das estações de comida? Posso falar, porque eu provei todas, por serem extremamente diferentes e com porções na medida. Das pizzas do Calígula ao Bolovo de caranguejo do Marechal; a picanha e ancho na Parilla de Fernandinho Serial Griller; aos meus preferidos, o cordeiro com xerém do Zeh Cozinha e o fantástico Tartare de atum Thay com folha de arroz de Militão. De quebra o Camarões (que dispensa descrição) e uma mesa farta de queijos da Eloi Chaves.
O número limitado de pessoas permitiu um ambiente agradável, com várias ilhas de conforto, lounges e mesas bistrô para o apoio de copos e iguarias, para quem não queria circular. A música do cantor Pedro Luccas, o ser list da DJ Pri Oliveira e a ótima banda paraibana Odile, foram cerejas deste bolo. Para completar as pessoas ainda saíram de lá cobertas de mimos, marcadores de taça da RC, saca-rolhas e ainda uma sacola com água mineral Cristalina para hidratar. Minha dúvida é zero sobre o fato do Cave Festival entrar em definitivo no calendário de eventos diferenciados de Natal.
