Repercute em terras potiguares a possibilidade de o deputado federal Robinson Faria trocar o PL pelo Republicanos até o início do ano. Robinson é eleitor do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que será o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados.
Em Brasília, Robinson admitiu nesta semana, a prefeitos aliados, que vai assumir o comando do Republicanos no Rio Grande do Norte, com o apoio de Hugo Motta e do deputado Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos.
Aqui no Rio Grande do Norte, a notícia causou surpresa. É que o prefeito Álvaro Dias, que deixa o cargo no próximo mês, foi a Brasília depois do 2º turno, levou a vice-prefeita eleita Joana Guerra e conseguiu na semana passada que a comissão provisória do Republicanos potiguar fosse renovada com fim de vigência até 2026. Todos os integrantes hoje do Republicanos são auxiliares da Prefeitura do Natal. O primeiro vice-presidente continuou Genildo Pereira, hoje assessor político do senador Rogério Marinho e que conduz a parte de articulação do PL. Joanna Guerra é a secretária geral. Joham Alves Xavier, secretário de Governo da Prefeitura, continua como tesoureiro.
Álvaro Dias anda dizendo que pretende ser candidato a governador ou ao Senado. Mas, sabe que necessita construir uma nominata viável para deputado federal, pois o partido exigirá.
NOMINATA
No Republicanos, caso não viabilize seu nome para governador ou senador, Álvaro Dias poderia avaliar a possibilidade de concorrer a deputado federal ou lançar o filho Adjuto Dias, hoje deputado estadual. Assim, junto com Robinson Faria e nomes como Abraão Lincoln, iniciaria uma nominata para garantir no mínimo um federal. Mas Robinson tem mesmo é interesse de assumir a presidência da sigla no Estado e topa a parada de concorrer com Álvaro. Dizem que a atual comissão provisória deve ter mudanças até o início do próximo ano.
PADROEIRA
No encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, a governadora Fátima Bezerra e o prefeito Álvaro Dias tiveram direito a fala no fim da missa solene, celebrada pelo Arcebispo Dom João Santos Cardoso, na Catedral Metropolitana. A primeira-dama Amanda Grace também usou da palavra. Aliás, Fátima e Álvaro ficaram na primeira fila das autoridades. O prefeito eleito Paulinho Freire não foi. Mas, esteve a primeira-dama Nina Souza, lhe representando.
DISTANTES
Quem assistiu à missa solene da padroeira de Natal viu e comprovou como andam “distantes” amigas de outras lutas. A governadora Fátima Bezerra (PT) e a senadora Zenaide Maia (PSD), que fizeram voto casado em 2028, sequer publicaram fotos juntas nas redes sociais. Se cumprimentaram sim, inclusive sob os olhares do prefeito eleito Jaime Calado, de São Gonçalo do Amarante. Hoje, Zenaide anda mais próxima de uma composição com Allyson Bezerra para governador. Zenaide diz que o PT só pensa no PT.
SUMIÇO
Cuidando da transição e da nova composição do seu secretariado, o prefeito eleito Paulinho Freire tem mergulhado no trabalho para assumir a Prefeitura do Natal e ao mesmo tempo, concluir as emendas que destinará no orçamento federal para o exercício de 2025. Paulinho sabe que terá dificuldades em parcerias com o Governo Fátima Bezerra e até o Governo Lula. Também sabe que o União Brasil nacional vai ajudar a nova gestão de Natal. O senador Davi Alcolumbre (AP) será presidente do Congresso Nacional a partir de fevereiro.
CONVITE
Da Casa 22 no bairro de Lagoa Nova vaza uma informação entre os seguidores do senador Rogério Marinho. Existe uma estratégia de fazer o senador Styvenson Valentim trocar o Podemos pelo PL. Hoje, ainda não conseguiram convencer o capitão de trocar sua independência no Podemos para virar um liderado de Rogério no bloco bolsonarista. Styvenson sabe que não terá poder de decidir nada no PL, mesmo o partido oferecendo o teto do fundo partidário para sua reeleição.
PONTE
Novo filiado ao PL, o deputado Gustavo Carvalho mostra que será o líder do partido na Assembleia Legislativa, com a nova composição de seis parlamentares. “Eu gostaria muito de ver Rogério Marinho governador desse Estado, porque acredito no potencial que ele tem para fazer um governo de transformação. Precisamos de um governo de transformação. É uma questão de responsabilidade do povo norte-rio-grandense. Estarei disposto para estar em qualquer conversa para que as arestas, se vierem a acontecer, sejam todas superadas”, declarou à 98 FM, se mostrando como ponte de articulação. Gustavo sabe que Rogério precisa ajudar a renovar seu mandato em 2026.