BUSCAR
BUSCAR
Coluna Opinião

2026: Plano de Rogério é isolar Zenaide e “prender” Allyson Bezerra no União Brasil

Leia a coluna de Opiniaõ deste sábado 18
Redação
18/01/2025 | 05:50

Quem acompanhou as novas declarações do senador Rogério Marinho, pré-candidato ao Governo pelo PL, viu um mutante guerreiro e com estratégia para eliminar seus possíveis concorrentes a Governadoria, mesmo sendo nomes que não comungam e nem tem simpatia pela governadora Fátima Bezerra (PT). Rogério é extremista e vitou um servo nacional do bolsonarismo, a ponto de defender até anistia para quem badernou no 8 de janeiro, e nega uma tentativa de golpe de estado, por parte de Jair Bolsonaro, e seus ex-auxiliares, no fim de 2022. Rogério passou o tempo quase todo falando de Governo Lula, Congresso Nacional e suas ideologias.

Mas, quem conhece o Rogério Marinho ainda do tempo do PSB e do Governo Wilma de Faria, revelou a Coluna Opinião: “Aquele Rogério da entrevista da 98 FM, não é o verdadeiro. Rogério não tem acordo com suas abições de poder”, frisou nossa fonte. Os planos de Rogério é alavancar seu nome para 2026, no Rio Grande do Norte, ser o que o avô Djalma Marinho não conseguiu:governador. Rogério foi eleito senador em 2022, e o avô perdeu numa disputa histórica em 1974, para Agenor Maria, um feirante do Seridó. Em 2025, faz parte dos planos de Rogério dizer que “quem tiver melhor” será o governador, juntar Álvaro Dias e Allyson Bezerra, desde que o prefeito de Mossoró continue “preso” no União Brasil.

FORA

Senador Rogério Marinho / Foto: Reprodução
Senador Rogério Marinho / Foto: Reprodução

A turma da senadora Zenaide Maia (PSD) observou que seus colegas Rogério Marinho e Styverson Valentim não querem papo com ela. Agora, Zenaide reúne o centro com Allyson Bezerra e outras correntes, ou vai ter que voltar aos braços do PT, e sair à reeleição. O prefeito Jaime Calado (São Gonçalo), a prefeita Nilda (Parnamirim) e outros da região metropolitana preferem hoje uma composição com Allyson governador.

MOTE

Quem acompanhou a entrevista de Rogério Marinho na 98 FM viu que ele só falou no nome de Allyson Bezerra, quando foi endagado pelo jornalista Túlio Lemos, que também não deixou o senador bolsonarista falar e discursar sozinho. O senador não perdoa o prefeito de Mossoró por ter excluído o PL da chapa de reeleição. Rogério tinha um sonho de segurar Allysson na Prefeitura, para ele não querer ser governador em 2026. Agora, o plano é União Brasil, pois conta com o apoio do prefeito de Natal, Paulinho Freire.

MARKETING

Foi assim que observadores políticos que entendem de sucessão no Rio Grande do Norte observaram a divulgação da pesquisa Consult, em meios da imprensa de direita. Álvaro Dias saiu tão bem na avaliação da pesquisa, que o mesmo institutoi não conseguiu fazer a mesma coisa durante a campanha de Paulinho Freire em outubro. A pesquisa ouviu 800 pessoas somente em Natal. Ninguém de Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíca ou Ceará-Mirim, por exemplo, foi ouvido. 2026 é estadual, e não municipal.

BALÕES

Agora fora do Palácio Felipe Camarão, o ex-prefeito Álvaro Dias vai ocupar a mídia e as redes sociais, para não chegar no próximo ano esquecido. Ele sabe que não terá mais o espaço que tinha até o fim do ano passado. Álvaro Dias diz que quer ser governador, topa ser senador pelo PL na chapa de Rogério Marinho, mas nos bastidores tem um plano B: deputado federal. Anotem!

PRESSÃO

Os últimos que não conseguiram se segurar na Prefeitura do Natal não vão mais incomodar o ex-prefeito Álvaro Dias. Sabem que o prefeito Paulinho Freire já nomeou os melhores espaços entre secretários, adjuntos, diretores e chefes das secretarias existentes. Fim de janeiro chegando para os ex-auxiliares de Álvaro Dias, e a turma sem pespectiva de voltarem aos cargos.

ESPAÇO

Mesmo sendo nomeado secretário de Finanças em Parnamirim, Kelps Lima não largará seu espaço de quase R$ 30 mil reais brutos/mês na Assembleia Legislativa. Ontem, foi nomeada no Gabinete do deputado Luís Eduardo (Solidariedade), a irmã dele, Erika de Oliveira Lima da Silva como a mais nova assessora política legislativa 1, um dos espaços mais cobiçados em gabinetes do Poder Legislativo.

Os bastidores da eleição da AMLAP: vitória cantada e derrota nas urnas
Leia a coluna de Opinião desta sexta-feira 10
10/01/2025 às 05:38
Governadora prestigia encerramento da Festa de Santos Reis
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:40
Novos prefeitos declararam emergência administrativa e financeira
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:29
Sucessão na AMLAP gera polêmica
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 16:02
Praça dos Três Poderes recebe ato de recuperação e memória democrática
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:47