BUSCAR
BUSCAR
Copa do Nordeste

América-RN reclama de arbitragem e pede VAR após pênalti marcado para o Fortaleza

O time potiguar contestou a penalidade máxima dada pela árbitra
Redação
06/02/2024 | 08:51

O América-RN se manifestou no último domingo 4 contra a arbitragem que conduziu o jogo diante do Fortaleza, pela Copa do Nordeste. Na partida, o Leão do Pici bateu o Dragão por 2 a 1 de virada. O gol que iniciou a remontada foi marcado de pênalti por Lucero aos 74 minutos de partida.

Em nota, o time potiguar contestou a penalidade máxima dada pela árbitra Ruthyanna Camila Medeiros da Silva ao Tricolor e assinalou que o pênalti impactou diretamente no resultado do embate. O clube também anunciou que deve enviar uma representação à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e à Comissão de Arbitragem da CBF manifestando repúdio ao trabalho da equipe de arbitragem.

América-RN sofre derrota na estreia da Copa do Nordeste - Foto: José Aldenir/Agora RN.
América-RN sofre derrota na estreia da Copa do Nordeste - Foto: José Aldenir/Agora RN.

A Ouvidoria da Comissão Nacional de Arbitragem, em resposta as reclamações da FNF e do América, acerca do pênalti marcado pela árbitra Ruthyanna Camila Medeiros da Silva, em favor do Fortaleza, reconheceu o erro cometido e afirmou no relatório: “É matéria de preocupação da Comissão de Arbitragem que os árbitros sejam orientados a identificar e diferenciar criteriosamente as forças e os contatos utilizados pelos atletas, durante as disputas nas partidas, que possam ser consideradas normais e as que possam ser faltosas. A equipe de arbitragem de campo será corrigida quanto à necessidade de aprimorar esta percepção “.

Em relação ao pedido de VAR feito pelo América a CA disse que “a implementação da tecnologia depende de uma série de condições técnicas dos estádios onde serão utilizadas, além de homologação dos árbitros a serem escalados” e afirmou que “em um futuro próximo” a implementação do VAR em um número maior de jogos será possível.