BUSCAR
BUSCAR
Covid-19

Covid: quatro estados brasileiros monitoram casos da variante indiana

Um morador de Campos dos Goytacazes, município do interior fluminense, voltou da Índia no sábado. Ele teria viajado a trabalho ao país
Metrópoles
24/05/2021 | 12:39

As secretarias de Saúde do Maranhão, Ceará, Pará e Rio de Janeiro monitoram casos suspeitos de Covid-19 com a variante indiana do coronavírus.

Um morador de Campos dos Goytacazes, município do interior do Rio de Janeiro, voltou da Índia no sábado 22 e testou positivo para a doença. Ele teria viajado a trabalho ao país asiático.

Cientistas criam testes de covid-19 com resultados em tempo recorde
Covid: quatro estados brasileiros monitoram casos da variante indiana. Foto: Ilustrativa

A infecção foi confirmada após exames ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Na ocasião, ele relatou não estar com sintomas da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, mesmo antes de receber o resultado do exame, o homem seguiu de avião para a capital fluminense, onde passou a noite em um hotel. No domingo 23, ele foi de carro para Campos dos Goytacazes.

As companhias aéreas Qatar e Latam, responsáveis pelos voos do brasileiro, foram notificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fornecer a lista de passageiros para serem monitorados.

“A SES comunicou também o caso ao CIEVS Nacional e aguarda a lista de passageiros dos voos para proceder vigilância dos contatos”, informou a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Na semana passada, o Maranhão confirmou os primeiros casos de adoecimento pela nova variante. Ao todo, seis pessoas contraíram o vírus e outras 100 estão sendo monitoradas.

O Ministério da Saúde e a Anvisa fizeram um alerta para estados e municípios para monitorar portos e aeroportos para conter a circulação da variante.