BUSCAR
BUSCAR
Inclusão

Parnamirim inicia emissão de carteira de identificação para pessoas com autismo

Documento pode ser solicitado pela internet ou no Centro Especializado em Reabilitação; atendimento presencial ocorre três vezes por semana
Agora RN
29/10/2026 | 13:51

A Prefeitura de Parnamirim iniciou a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento é gratuito e pode ser solicitado pela internet ou presencialmente no Centro Especializado em Reabilitação (CER). A iniciativa busca facilitar a identificação de pessoas com autismo e o acesso ao atendimento prioritário em serviços públicos e privados.

A emissão foi regulamentada no município após a sanção da Lei Ordinária nº 2.664/2026, de autoria do vereador Michael Borges. A legislação prevê a disponibilização do documento nas versões física e digital, permitindo que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham uma identificação específica para apresentar em situações de atendimento.

Autismo - Foto: Pexels
arnamirim iniciou a emissão da CIPTEA durante a Festa do Boi e mantém o serviço disponível no Centro Especializado em Reabilitação - Foto: Pexels

Os moradores de Parnamirim podem realizar o pedido pela plataforma CIPTEA Parnamirim. No sistema, o interessado deve preencher os dados cadastrais, anexar a documentação exigida e acompanhar o andamento da solicitação.

Também é possível procurar o Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na Rua Novo Oriente, sem número, no bairro Vida Nova. O atendimento presencial ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Documentos necessários

De acordo com a plataforma oficial do município, os interessados devem apresentar:

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cópia de documento oficial de identificação com foto;
  • Fotografia 3×4 recente, com fundo branco;
  • Laudo médico com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID) e o registro profissional (CRM) do médico;
  • Cópia do CPF.

A orientação divulgada pela Prefeitura também inclui o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os documentos solicitados.

Documento facilita acesso ao atendimento prioritário

A CIPTEA reúne informações pessoais da pessoa com autismo, contatos de responsáveis legais e dados que podem auxiliar em situações de emergência. O documento também permite identificar a condição do titular sem a necessidade de apresentar repetidamente explicações sobre o diagnóstico.

A carteira está prevista na Lei Federal nº 13.977/2020, conhecida como Lei Romeo Mion. O documento facilita o reconhecimento do direito ao atendimento prioritário em serviços públicos e privados, incluindo estabelecimentos de saúde e outros locais de atendimento à população.

Em Parnamirim, a regulamentação municipal também contempla o acesso prioritário em áreas como educação e assistência social, além de disposições relacionadas ao transporte público e a espaços reservados para pessoas com deficiência.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) também prestaram orientações às famílias sobre a documentação necessária e os procedimentos para obtenção do documento.

A Lei Ordinária nº 2.664/2026 foi proposta pelo vereador Michael Borges, que também informou ter destinado recursos por meio de emendas impositivas para contribuir com a implantação do serviço.

“A CIPTEA é um instrumento importante para garantir mais dignidade, respeito e acessibilidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Nosso objetivo, com essa lei, é contribuir para que esses direitos sejam reconhecidos e respeitados no dia a dia”, afirmou o parlamentar.

A emissão gratuita permite que as famílias solicitem a carteira sem pagamento de taxa. O documento está disponível para pessoas diagnosticadas com TEA, mediante apresentação da documentação exigida.