
Governador · Rio Grande do Norte
DÁRIO BARBOSA
DARIO BARBOSA DE MELO
DÁRIO BARBOSA disputa o cargo de governador no Rio Grande do Norte nas Eleições 2026 pelo PSTU, com o número 16. Na ficha declarada à Justiça Eleitoral, informa ser natural de RECIFE e ter como ocupação professor de ensino médio.
O registro de candidatura foi aceito pela Justiça Eleitoral nesta etapa do processo. A situação pode mudar durante o processo eleitoral.
Consultar no TSE ↗Perfil
Trajetória
Dário Barbosa de Melo é professor de ensino médio e militante do PSTU. Registros eleitorais mostram candidaturas anteriores a prefeito, vice-prefeito, vereador, deputado estadual, governador e senador desde 2004, sempre no campo da esquerda socialista.
Em 2026, registrou candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PSTU, com a jornalista Fernanda Soares como candidata a vice. O programa protocolado no TSE tem cinco páginas e apresenta dez eixos.
Entre as propostas estão cobrar a dívida ativa de grandes empresas, rever isenções fiscais, executar obras públicas, ampliar hospitais e escolas, fortalecer o SUS e a UERN, desmilitarizar e unificar as polícias, ampliar o transporte ferroviário, criar uma empresa estatal de transporte coletivo, construir moradias populares, universalizar o saneamento e instituir conselhos populares. O documento também defende ruptura com o capitalismo e prioridade aos trabalhadores.
Fontes consultadas em 16/09/2026: TSE/DivulgaCandContas, plano oficial registrado no TSE, páginas do PSTU e acervo do Agora RN.
Vida pública
Histórico eleitoral e mandatos
Disputas eleitorais
O histórico eleitoral registra candidaturas a prefeito de Natal em 2004 e 2008, vice-prefeito em 2012, deputado estadual em 2014, vereador em 2016, governador em 2018, senador em 2022 e governador em 2026. Fontes: TSE/DivulgaCandContas, consultado em 16/09/2026.
Mandatos e funções públicas
Não foram localizados mandatos eletivos anteriores nas fontes consultadas. É professor de ensino médio e tem trajetória de militância sindical e partidária registrada pelo PSTU. Consultado em 16/09/2026.
Dados oficiais
Conheça a candidatura
- Nome completo
- DARIO BARBOSA DE MELO
- Nome social
- Não informado
- Data de nascimento
- 28/05/1953
- Gênero
- MASC.
- Cor/raça declarada
- PRETA
- Estado civil
- Casado(a)
- Escolaridade
- Superior completo
- Município/abrangência
- RIO GRANDE DO NORTE
- Vice ou suplentes
- Vice: FERNANDA SOARES (PSTU)
- Federação/coligação
- Não se aplica
- Processo de registro
- 06005082220266200000
Prestação de contas
Patrimônio e campanha
Ver relação de bens declarados ao TSE
R$ 50.000,00 — Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. — CARRO
Valores declarados à Justiça Eleitoral. O patrimônio representa a declaração apresentada pelo candidato e não equivale necessariamente ao valor atual de mercado. Receitas e despesas evoluem durante a campanha.
Projeto político
Propostas e posicionamentos
Principais propostas
O programa registrado no TSE apresenta dez eixos. Entre as propostas estão cobrar a dívida ativa de grandes empresas, rever isenções fiscais, executar obras públicas, ampliar hospitais e escolas, fortalecer o SUS e a UERN, desmilitarizar e unificar as polícias, ampliar o transporte ferroviário, criar empresa estatal de transporte coletivo, construir moradias populares, universalizar o saneamento e instituir conselhos populares. São compromissos de campanha e dependem de orçamento, legislação e execução administrativa. Fonte: plano oficial consultado em 16/09/2026.
Posicionamentos e declarações
Apresenta-se como candidato de esquerda socialista e defende ruptura com o capitalismo, valorização dos trabalhadores, revogação das reformas trabalhista e previdenciária, fortalecimento dos serviços públicos, desmilitarização da polícia e controle popular sobre decisões do Estado. Fontes: plano registrado no TSE e PSTU, consultados em 16/09/2026.
Checagens e pontos de atenção
O plano tem cinco páginas e reúne metas percentuais e propostas estruturais, mas não apresenta, para a maior parte delas, cronograma físico-financeiro, estimativa individual de custo ou detalhamento completo das fontes de recursos. As afirmações sobre adversários contidas no documento são posições da candidatura e não foram reproduzidas como fatos neste perfil. Consultado em 16/09/2026.
Acompanhe a campanha
Entrevistas e agenda
Entrevistas e sabatinas
Proposta sobre segurança pública: https://agorarn.com.br/politica/dario-barbosa-desmilitarizacao-policia-letalidade/. Lista das chapas ao Governo: https://agorarn.com.br/politica/candidatos-ao-governo-do-rn/. Consultado em 16/09/2026.
Agenda pública informada pela campanha
Agenda pública futura da campanha não localizada nos canais oficiais consultados em 16/09/2026. O campo deve ser atualizado quando houver programação com data, horário e local verificáveis.
Agenda sujeita a alterações. Confirme nos canais oficiais da candidatura.
Cobertura Agora RN
Últimas notícias sobre DÁRIO BARBOSA
Ainda não há matérias vinculadas a este perfil.
Mais perfis
Outros candidatos a governador
Ative os alertas do Agora RN no iPhone
Toque em Compartilhar e depois em Adicionar à Tela de Início. Abra o novo ícone e toque em Ativar alertas.



