BUSCAR
BUSCAR
Posicionamento

Fernando Lucena critica ‘congelamento’ no orçamento da Saúde de Natal

De acordo com o parlamentar, município sofre com o aumento da demanda do SUS, algo que se contrapõe ao congelamento dos recursos destinados à Saúde
Redação
22/02/2018 | 14:23

O vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Natal, criticou o congelamento do orçamento da saúde municipal em um momento que a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital potiguar tem aumentado. De acordo com o parlamentar, que foi reconduzido à presidência da Comissão nesta semana, o inchaço na fila do SUS tem contribuído para o cenário não muito favorável na saúde da cidade.

“Vivemos em um cenário difícil. Hoje temos uma demanda muito maior no SUS por causa das pessoas que não possuem mais plano de saúde, que perderam emprego, que a renda caiu… todo esse pessoal agregou e isso superlotou ainda mais a fila de espera. Por outro lado, o orçamento, ao invés de acompanhar a demanda, estacionou. É muito difícil, e cabe a nós, representantes da Comissão, lutar por melhorias para a saúde”, contou.

Vereador Fernando Lucena 42

Apesar de tudo, segundo Lucena, uma conquista importante foi alcançada nos últimos dias após a Prefeitura anunciar a retomada dos trabalhos para a realização do concurso público da Saúde municipal. No último dia 18 de janeiro, o Diário Oficial do Município trouxe a publicação do Extrato de Contrato contendo detalhes sobre a contratação e alguns apontamentos sobre a realização do certame. “Essa foi uma luta grande da comissão, unimos forças na Câmara para poder cobrar o concurso junto ao Executivo e finalmente conseguimos avançar”, completou.

Ao todo, o concurso da Prefeitura do Natal vai ofertar 1.647 vagas para níveis médio e superior. Vale lembrar, no entanto, que houve um redimensionamento deste número, feito para atender minimamente à atual demanda da saúde pública do Município de Natal. Em 2016, o Executivo havia realizado este concurso ofertando 1.339 vagas, contudo, o certame foi anulado após suspeita de fraudes e desde então vinha sendo trabalhado para ter novamente o edital publicado.

Lewandowski suspende policial que ensinou tortura em curso
Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias
26/04/2024 às 18:54
É muito difícil PIB do Brasil crescer menos de 2% em 2024, diz Campos Neto
Aposta da autoridade é melhor que projeção da autarquia, de 1,9%
26/04/2024 às 17:55
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha
Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida
26/04/2024 às 17:47
Retomada das políticas sociais interrompe trajetória de aumento da fome, diz Governo
Pesquisas que mapeiam a situação de segurança alimentar apontam que entre 2017 e 2022 mais pessoas não tinham o que comer no país. Cenário que se inverteu no último ano
26/04/2024 às 15:04
Em duas semanas, oito são presos por uso de documentos falsos para transferir título de eleitor no RN
Todos os crimes estavam relacionados a apresentação de documentos falsos para realizar a transferência de domicílio eleitoral
26/04/2024 às 14:43
Com proximidade da Festa de Sant’Ana, Nelter Queiroz pede reabertura do aeroporto de Caicó
Deputado fez pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira 25 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
26/04/2024 às 14:40
Câmara Agora: Comissão de Turismo aprecia 26 projetos de lei em reunião extraordinária
Confira a coluna da Câmara Municipal de Natal desta sexta 26
26/04/2024 às 08:01
Rafael Motta diz que candidatura de Natália é de “extrema esquerda”
Pré-candidato disse que natalense deve aproveitar eleições para dar chance a um “moderado” na Prefeitura do Natal
26/04/2024 às 07:46
Tomba Farias anuncia saída do PSDB e mudança para o PL
Deputado declarou que sua saída deverá ser oficializada com a vinda ao Rio Grande do Norte de Marconi Perillo
26/04/2024 às 07:38
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.