BUSCAR
BUSCAR
Posicionamento
Fernando Lucena critica ‘congelamento’ no orçamento da Saúde de Natal
De acordo com o parlamentar, município sofre com o aumento da demanda do SUS, algo que se contrapõe ao congelamento dos recursos destinados à Saúde
Redação
22/02/2018 | 14:23

O vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Natal, criticou o congelamento do orçamento da saúde municipal em um momento que a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital potiguar tem aumentado. De acordo com o parlamentar, que foi reconduzido à presidência da Comissão nesta semana, o inchaço na fila do SUS tem contribuído para o cenário não muito favorável na saúde da cidade.

“Vivemos em um cenário difícil. Hoje temos uma demanda muito maior no SUS por causa das pessoas que não possuem mais plano de saúde, que perderam emprego, que a renda caiu… todo esse pessoal agregou e isso superlotou ainda mais a fila de espera. Por outro lado, o orçamento, ao invés de acompanhar a demanda, estacionou. É muito difícil, e cabe a nós, representantes da Comissão, lutar por melhorias para a saúde”, contou.

Apesar de tudo, segundo Lucena, uma conquista importante foi alcançada nos últimos dias após a Prefeitura anunciar a retomada dos trabalhos para a realização do concurso público da Saúde municipal. No último dia 18 de janeiro, o Diário Oficial do Município trouxe a publicação do Extrato de Contrato contendo detalhes sobre a contratação e alguns apontamentos sobre a realização do certame. “Essa foi uma luta grande da comissão, unimos forças na Câmara para poder cobrar o concurso junto ao Executivo e finalmente conseguimos avançar”, completou.

Ao todo, o concurso da Prefeitura do Natal vai ofertar 1.647 vagas para níveis médio e superior. Vale lembrar, no entanto, que houve um redimensionamento deste número, feito para atender minimamente à atual demanda da saúde pública do Município de Natal. Em 2016, o Executivo havia realizado este concurso ofertando 1.339 vagas, contudo, o certame foi anulado após suspeita de fraudes e desde então vinha sendo trabalhado para ter novamente o edital publicado.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.