BUSCAR
BUSCAR
Números

RN já registra 14 vítimas de chacinas em 2019; dez apenas em Touros

Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (Obvio) no RN, ao todo já ocorreram três chacinas este ano no estado, duas delas em Touros e uma na cidade de João Dias
Junior Lins
23/08/2019 | 11:25

O Rio Grande do Norte já registra neste ano de 2019, o número de 14 pessoas que foram mortas em chacinas. Dentre as 14 vítimas, dez foram assassinadas no município de Touros, litoral Norte do estado. O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira, 21, quando seis pessoas foram mortas na cidade.

Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (Obvio) no RN, ao todo já ocorreram três chacinas este ano no estado, duas delas em Touros e uma na cidade de João Dias, que fica na região do Oeste potiguar.

Homicidio na Av 12 Quintas 10

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, até o mês de agosto, há um acréscimo de 27% no número de pessoas mortas neste tipo de crime. Durante este espaço de tempo, em 2018, ocorreram duas chacinas: uma delas em junho, que terminou com cinco pessoas mortas, no município de Lagoa Nova, região Seridó, e outra no mês de julho, quando seis homens foram vítimas, em Nísia Floresta, Região Metropolitana de Natal.

O primeiro caso em 2019 ocorreu logo nos primeiros dias do ano. Quatro homens foram mortos, em 14 de janeiro, enquanto faziam uma refeição em uma praça de alimentação em João Dias. As vítimas foram surpreendidas por cinco homens em um veículo que efetuaram diversos disparos.

As duas últimas ocorrências de chacinas foram todas neste mês de agosto e no município de Touros. A primeira foi registrada no dia 7, quando quatro jovens foram mortos a tiros na zona rural da cidade. Até então, não foram encontrados suspeitos de terem cometido esse crime. Já na última quarta-feira, cinco mulheres e um homem foram mortos. Entre as vítimas, havia duas menores, uma de 17 e outra de 13 anos de idade.

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Touros, João Paulo Cabral, responsável pelas investigações dos últimos casos, existe a possibilidade de as recentes chacinas ocorridas no município terem envolvimento de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Ele informou que a polícia iniciou os interrogatórios na última quinta-feira, 22, e explicou as dificuldades para melhores apurações do caso na região.

“Existe a possibilidade de os crimes serem motivados por facções criminosas e tráfico de drogas. Estamos com nossa equipe em campo trabalhando para apurar o caso. Estive no local da chacina de ontem (quarta-feira). As pessoas da região não tinham tantas informações que acrescentassem na investigação. No local, também por ser um conjunto novo, as residências não costumam ter câmeras, mas já iremos interrogar o marido de uma das vítimas, dando início aos interrogatórios”, contou o delegado à reportagem do Agora RN.

Uma das vítimas da última chacina, Marise Melo da Costa, 29, conhecida como “Ninha”, havia sido presa recentemente por tráfico de drogas na Operação Aquiles, em que foram detidas, além dela, outras seis pessoas. De acordo com informações, Ninha também fazia parte de uma facção do RN.

O delegado não revelou mais detalhes por ainda estar em fase de averiguações, mas a polícia deverá seguir a linha de investigação voltada para possibilidade de que as motivações dos crimes tenham associação com facções criminosas e tráfico de drogas.

Polícia Militar evita suicídio no viaduto do Alto de São Manoel em Mossoró/RN
Os policiais foram alertados pelo Copom sobre um indivíduo aparentemente prestes a cometer suicídio, sentado na mureta do viaduto do alto de São Manoel
19/05/2024 às 11:27
Polícia militar captura foragido da justiça em Mossoró/RN
Foi constatado pelos policiais que havia um mandado de prisão em desfavor do suspeito, referente a crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo
12/05/2024 às 13:26
Wendel Lagartixa é preso após ser pego em abordagem policial com arma ilegal
Ex-PM publicou um vídeo no Instagram, afirmando que seu irmão assumiu a posse da arma, que era ilegal, mas ainda assim, foi detido
11/05/2024 às 11:38
Cacique relata ameaças de morte e Natália aciona ministérios para apurar o caso
Liderança indígena afirmou que dois homens invadiram casa de seu irmão acreditando que cacique morava no local
11/05/2024 às 09:07
Major Ronald ajudou a definir data e local do atentado contra Marielle, diz PGR
Ronald já cumpre pena por quatro homicídios e ocultação de cadáver. Ele foi um dos chefes da milícia na comunidade da Muzema.
11/05/2024 às 08:56
Polícia Civil prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Tibau do Sul
O sujeito estava sob investigação por agressão física contra sua ex-companheira e por abuso sexual contra sua enteada.
07/05/2024 às 09:27
Homem é preso por posse de drogas no Alecrim
A detenção ocorreu na comunidade da Guarita, próxima da estação ferroviária, no bairro do Alecrim
04/05/2024 às 15:41
Quadrilha é presa na cidade de São Tomé em ação conjunta da 9ª CIPM com a PCRN
As equipes policiais dirigiram-se a uma residência que estava sob investigação e efetuaram a prisão de três homens e uma mulher
04/05/2024 às 14:04
Polícia prende suspeito de homicídio em Macaíba cinco anos após o crime
Conforme as investigações, o crime foi resultado de uma disputa entre facções criminosas
27/04/2024 às 10:09
Guarda municipal é acusado de tentar matar colega dentro da viatura
Polícia Civil conclui inquérito sobre incidente em Macau e indica autor para responder por crime; laudo sobre saúde mental é solicitado
13/04/2024 às 17:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.